Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Festa na rua ser? no dia 4

O calendário está dificultando a vontade das escolas de samba em diversas cidades do país a se organizar para participar dos desfiles de rua do Carnaval 2008. As folias de momo estão previstas para um período mais cedo do que normalmente acontecem (o feriado de Carnaval está programado para o dia 5 de fevereiro). Esta circunstância também irá gerar mudanças no Carnaval de Candelária.
REUNIÃO - No final da tarde de ontem, representantes da secretaria municipal de Cultural reuniram-se pela terceira vez em poucos dias com dirigentes da Acadêmicos do Brasil e da Unidos da Vila. O Bloco Engenheiros do Trago, que participou do desfile de rua no ano passado, já tinha anunciado que não participaria das apresentações de rua deste ano, justamente em função do calendário. Durante as tratativas mantidas, surgiu um outro fator que trouxe um problema a mais ao Carnaval deste ano.
SINDICÂNCIA - Ocorre que as escolas de Samba Acadêmicos do Brasil e Unidos da Vila atrasaram a prestação de contas em relação aos recursos recebidos da prefeitura no Carnaval do ano passado. Esta prestação de contas é devida por todas as entidades ou agremiações que recebem recursos da municipalidade. O atraso gerou a abertura de uma sindicância que, por sua vez, pode atrasar a liberação da verba destinada para cada escola neste ano. A prefeitura havia anunciado que liberaria R$ 4.500,00 para cada escola de samba.
DESISTÊNCIA -O reduzido tempo para preparar o desfile, somado à tramitação da sindicância, fez a Acadêmicos do Brasil comunicar ontem, de forma oficial, sua desistência do desfile de rua do Carnaval deste ano. A entidade irá apenas realizar seus tradicionais bailes de Carnaval em datas ainda a serem definidas. Já a Unidos da Vila anunciou que ainda irá esperar o desenrolar da sindicância e tentar viabilizar uma apresentação no dia 4 de fevereiro.
ESCOLAS DE FORA -Independente da participação da Unidos da Vila, a prefeitura não vai deixar passar em branco a maior festa popular brasileira. Uma festa ao ar livre, sem cobrança de ingresso e com a animação de uma banda, deverá ser realizada no dia 4, véspera de feriado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, já foram iniciados contatos visando a participação de uma ou mais escolas de fora do município no Carnaval 2008 de Candelária.