Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prainha cheia na reinaugura??o do balne?rio

13 de janeiro de 2008: a data registra um marco importante para a Praia Carlos Larger e, por conseqüência, para a cidade em que está localizada. No domingo iluminado pelo sol a prefeitura inaugurou a nova infra-estrutura do local, com destaque para o remodelado bar e restaurante, que conta com uma área construída de 251,26 m2 (incluindo a moradia dos ecônomos). Um grande público foi conferir a nova realidade do balneário, especialmente na parte da tarde, período que teve como atração a apresentação da Banda Destaque Brasil.
Autoridades, lideranças e populares acompanharam no final da manhã a solenidade de inauguração da nova cabana da Prainha. O vice-prefeito Ênio Hübner iniciou os pronunciamentos, salientando que a obra inaugurada representa o resgate de um compromisso de campanha. Observou, ainda, que a comunidade candelariense tem o privilégio de contar com um lugar tão aprazível como a Prainha. Por isso, segundo enfatizou, o povo de Candelária está de parabéns com as melhorias executadas no local. Na seqüência, a viúva de Carlos Larger, Dona Marfa, foi chamada para falar, declarando-se muito emocionada com a homenagem. Ela também fez um pedido: que todos ajudem a cuidar e preservar o local.
O prefeito Lauro Mainardi encerrou as manifestações elogiando, inicialmente, a todos que se envolveram no projeto de remodelação da Prainha. Dirigiu uma saudação especial à Dona Marfa e aos familiares de Carlos Larger. Lembrou que curiosamente a família dos novos ecônomos também é Larger, pedindo a seus integrantes para que cuidem da nova casa como se fosse sua. Em tom enfático, ele também mencionou que as melhorias na Prainha representam o cumprimento de um compromisso assumido em campanha. Após referir que no passado promessas eram esquecidas, observou que os investimentos de agora se tornam possíveis graças ao esforço do governo municipal em economizar e valorizar ao máximo a receita pública. “Um povo que trabalha quer ver um governo que trabalha”, acrescentou. Ao encerrar, valorizou a atenção ao turismo, ressaltando a importância da Prainha no cenário regional. A cerimônia foi encerrada com o descerramento de uma placa alusiva à inauguração.

Homenagem a Carlos Larger
Na década de 70, a paisagem da Prainha era muito diferente da atual. Neste período, o casal Marfa e Carlos Larger, ambos funcionários da Escola Lepage, tiveram a iniciativa de improvisar um barzinho no local, servindo lanches e bebidas. O próprio Carlos se encarregava de fazer a limpeza e a Prainha começou, a partir do esforço do casal Larger, a se organizar como balneário. Já na época Carlos Larger tinha uma consciência ambiental apurada, mostrando preocupação com a preservação do local. Neste aspecto, plantou inúmeras árvores na área do balneário, que ainda hoje estão integrados ao belo cenário natural da Prainha. Sua identidade com o balneário justificou a denominação do balneário, oficialmente conhecido como Praia Carlos Larger. Falecido há vários anos, Carlos foi lembrado na solenidade de domingo, na presença da esposa Marfa e de sete dos seus oito filhos.

Entre os presentes, só elogios
Um expressivo número de pessoas foi conferir no domingo a festa de reabertura da Prainha. E pelas impressões recolhidas pela reportagem da Folha, todos mostraram-se bem impressionados com a nova estrutura. Para o radialista Lindomar Mundstock, 31 anos, por ser um ponto turístico importante na região, a Praia Carlos já merecia há muito tempo uma estrutura como essa. “Melhorou 100%”, enfatizou. A dona de casa Dalva da Rocha, 54, também só tinha elogios para a Prainha que encontrou no domingo. Ao lado da família, ela passou todo o domingo no balneário, destacando especialmente o playground e os brinquedos disponibilizados para as crianças. A cunhada de Dalva, Maria Marlene da Silva, endossou e reforçou a avaliação sobre a Prainha. “Ficou muito melhor”. As irmãs Juliane e Cinara Quoos, de 24 e 22 anos, vieram de Novo Cabrais para participar da reinauguração da Prainha. Elas conheciam o balneário antes e igualmente se impressionaram positivamente com o novo retrato da Prainha.