Por:
Escola Francisco H?bner recebe verba estadual
Setenta e seis escolas gaúchas das trinta Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão sendo contempladas, neste início de ano, com recursos do salário-educação no valor total de R$ 6.450.000,00. O Programa de Manutenção de Prédios Escolares do governo Yeda Crusius deve auxiliar instituições de ensino fundamental e médio na execução de obras de reforma e expansão de seus prédios.
Em Candelária, a escola favorecida foi a E.E.E.F Francisco Hübner Filho, da Linha Brasil, pertencente à 6ª Coordenadoria Regional de Educação. Segundo o diretor da instituição, Bruno Karnopp, a solicitação de melhorias no telhado do prédio foi feita oficialmente ao Estado e, após visitas do engenheiro Alceu Mainardi, o recurso de aproximadamente R$ 19 mil foi liberado. “Até o final de janeiro o dinheiro já deve ter vindo”, projeta Karnopp, que garante que o melhoramento era uma questão emergencial. “Estamos com muitas infiltrações na cobertura, o que pode afetar a estrutura do prédio”, explica. O educador ainda antecipa que em breve deve ser aberta licitação pública para as empresas construtoras interessadas em assumir a obra na Linha Brasil.
SALÁRIO-EDUCAÇÃO - O salário-educação é uma contribuição social recolhido pela União junto às empresas e repassada a Estados e municípios. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, desde que iniciou sua gestão a governadora Yeda Crusius procura fazer a utilização integral do salário-educação na manutenção e no desenvolvimento do ensino.