Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lavouras de arroz t?m irriga??o garantida

Atualmente em Candelária 3.500 hectares de lavouras de arroz são irrigadas com água do Rio Pardo. Outras tantas são abastecidas com recursos de arroios, sangas e açudes. Com o calor excessivo que vem fazendo, a preocupação de muitos é em relação à irrigação, já que a falta de água comprometeria a safra.
No entanto, segundo dados do escritório do Irga local, os níveis estão normais, principalmente em razão da chuva registrada na segunda semana deste ano. “Choveu 40 mm no dia 11 de janeiro. Os produtores podem ficar tranqüilos”, argumenta o engenheiro agrônomo Luciano Siqueira. Conforme salienta, no ano passado até esta época a incidência era de 45 mm. “Estamos dentro da normalidade. Se as precipitações continuarem freqüentes, não deve haver problemas”, diz. Siqueira também esclarece que pode haver alguns casos isolados, mas que o Irga não tem conhecimento de nenhum problema de irrigação entre os arrozeiros candelarienses.
CONSCIÊNCIA – Mesmo com as fontes de abastecimento estando regulares, o engenheiro agrônomo alerta para a questão do desperdício, registrada principalmente em lavouras que usam o sistema pré-germinado. “O erro da maioria está na sistematização. Há áreas que acumulam o dobro da água necessária”, explica, ressaltando a necessidade de fazer um melhor aplainamento do solo para não haver desperdícios.
LA NIÑA – Pelo menos por enquanto, o fenômeno La Niña não está afetando a orizicultura. No entanto, conforme Siqueira, se o calor intenso que vem sendo registrado persistir até o próximo mês, deve haver prejuízos, já que é a fase de florescimento. “O excesso de calor causa o mesmo que o frio, aborta as flores, que não conseguem encher os grãos”, explica.