Por:
Morre ex-vice-prefeito de Cerro Branco
A comunidade cerro-branquense sofreu uma grande perda esta semana. Envolvido constantemente com a comunidade, José Ivo Dias da Silva já não deve mais trabalhar pelo município. Aos 61 anos, na madrugada da última terça-feira, 15, ele faleceu em Porto Alegre vítima de uma parada cardíaca e embolia pulmonar pós-cirúrgico. O enterro aconteceu na quarta-feira, 16, às 18h no Cemitério Católico da Comunidade Santo Antônio. Casado desde 1976 com Gladys Elisabeth Pagel da Silva, ele deixa quatro filhas, Fabiana, Fernanda, Juliana e Pámela, dois netos e dois genros.
Nascido na Linha Pfeifer em Cerro Branco em 24 de junho de 1946, é filho de Pedro Dias da Silva e Maria Margarida D’Ávila da Silva. Seu José Ivo, como era conhecido, é natural de família humilde, mas sempre teve o sonho de estudar. Como não tinha acesso a escola após o 5º ano primário, estudou por correspondência, concluindo, assim, o curso primário e secundário. Deu continuidade aos estudos ao ingressar no Exército. Ao retornar, atuou como professor na Escola Isolada Floriano Peixoto, na Linha Negra, em seguida na Escola Isolada Fernão Dias, na Linha São Pedro, e na Escola Vidal de Negreiros, na Linha Pfeifer. Também foi professor e diretor da Escola Arlindo Pasqualini, professor e diretor da Escola Afonso Pena, em Paraíso do Sul, e lecionou na antiga Univale, em Cachoeira do Sul. Ainda lecionou no Colégio Estadual Taufick Baduy Germano e foi professor, diretor e vice-diretor do Colégio Estadual Cerro Branco.
Prosseguindo sua busca por conhecimento, cursou licenciatura plena em Ciências Sociais em Bagé e Direito na Fisc, em Santa Cruz do Sul. Sua especialização foi na Unisinos, em São Leopoldo. José Ivo Dias da Silva foi fundador da Associação Pró-Desenvolvimento de Cerro Branco, entidade que desencadeou a Comissão Emancipacionista de Cerro Branco. Foi fundador do PDT de Cerro Branco, primeiro vice-prefeito do município, vereador de Cerro Branco, secretário municipal de Administração e atualmente era Diretor da Câmara Municipal de Vereadores.
Para o prefeito, Jorge Hoffmann, Ivo Dias da Silva foi um exemplo de doação. Sempre preocupado em ajudar, auxiliar e buscar o melhor. “Era um pai sempre presente, um esposo amoroso e um político respeitado e digno que gostava de ocupar microfones porque simplesmente tinha o dom da palavra”, declara. “José Ivo Dias da Silva parte cedo, mas na certeza de que cumpriu muito bem seu papel, especialmente na construção da nossa cidade”, conclui o prefeito.
Envolvimento
Associação Pró-Desenvolvimento de Cerro Branco; Conselheiro da Celetro; Consepro; Comude; Corede Jacuí Centro; Liderava e organizava as consultas populares e orçamentos participativos; Integrou Conselhos como o de Saúde, Educação e de Alimentação Escolar (do qual era atual presidente); Fez parte da diretoria do Hospital Sílvio Scopel; Fundador do CTG Querência do Cerro Branco e membro da patronagem; Fundador da Coamiscal; Foi um dos grandes lutadores para a instalação da Radio Comunitária 104.9 FM; Foi orientador e apoiador para Registro de Entidades; Presidente do Conselho da Comunidade Santo Antônio, quando a Comunidade ainda pertencia à Paróquia São Cláudio; Líder fundador da Paróquia Santo Antônio; Presidente do Conselho da Comunidade Santo Antônio; Membro do Conselho Paroquial; Atual Presidente do Conselho Paroquial, fechando três mandatos consecutivos eleito pelos representantes das comunidades; Atuava também como Advogado com escritório em sua residência.