Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Desfile de rua e festa popular atraem multid

A maior festa popular do país também ganhou sua noite de valorização em Candelária. Um público estimado em seis mil pessoas acompanhou o desfile de rua na noite de segunda-feira, 4, na avenida Pereira Rego transformada em passarela do samba. Quatro escolas de samba participaram da realização da prefeitura de Candelária, através da secretaria municipal de Cultura. Em âmbito local, além da Unidos da Vila, a tradicional Acadêmicos do Brasil decidiu à última hora marcar presença na avenida, reeditando seu enredo de homenagem ao padre Alfredo Lenz. Mas a novidade maior ficou por conta da participação de duas escolas de samba do grupo A de Rio Pardo. As duas agremiações mostraram porque Rio Pardo tem a fama de produzir o melhor Carnaval da região.
A primeira escola a desfilar, já adiante das 22h, foi a rio-pardense Escola de Samba Embaixadores do Ritmo. Com cerca de 250 integrantes, o grupo do estilista Jacson Almeida levou para a avenida o tema Cantos e Recantos do meu Brasil, são cinco regiões que valem por mil. Com uma proposta de valorizar a história brasileira a partir do descobrimento, a Embaixadores justificou plenamente sua condição de tetracampeã do grupo de elite do Carnaval de Rio Pardo. Neste ano, a escola dividiu a primeira colocação com a Candangos. Depois seguiram-se as apresentações das agremiações de Candelária. A Unidos da Vila, de acordo com o presidente Luiz Carlos da Motta, o Tojó, buscou traduzir a mistura de etnias que faz a riqueza do Brasil.
Já a Acadêmicos do Brasil repetiu sua homenagem ao padre Alfredo Lenz, já apresentada em 2007. Fundada em 1977, a Acadêmicos levou para a Pereira Rego o brilho de suas fantasias em tons verde, amarelo, azul e branco. O bloco Piuturbados seguiu atrás da Acadêmicos, comemorando, na avenida, os seus 10 anos de atividades. A Escola Realeza da Vila, também de Rio Pardo, encerrou em grande estilo o Carnaval de rua da cidade com o tema Aquecimento global, a natureza alerta: se o homem preservar, a vida na terra agradece. Liderando a comitiva da administração municipal no palanque oficial, o prefeito municipal Lauro Mainardi se mostrava satisfeito com a resposta do público à proposta da prefeitura de valorizar o Carnaval como uma festa genuinamente popular.