Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Alunos come?am a retornar ?s aulas

O período de férias, tão almejado pela maioria dos estudantes, está chegando ao fim. Tristeza para alguns, que desejam prolongar mais o tempo ocioso, e alegria para outros, que esperam ansiosos a hora de retornar para a escola, inaugurar novos materiais escolares, rever amigos e professores e explorar o aprendizado. Pouco a pouco o ritmo do ano letivo começa a se impor, como já pode ser percebido nos educandários da rede municipal de ensino. Na última segunda-feira, 18, mais de 2.300 estudantes retornaram às 39 escolas do município, que projetam muitas atividades para 2008.
Já nas 12 escolas estaduais situadas em Candelária, tanto na cidade como no interior, os professores retornam nos dias 27 e 28 de fevereiro. As aulas estão marcadas para iniciar no dia 3 de março. Inicialmente não há nenhuma novidade em relação ao ensino na rede estadual, mas especulações dão conta de que poderá haver o fechamento de algumas pequenas escolas no interior, assim como vem acontecendo em diversas coordenadorias de Educação pelo RS.
Nas escolas particulares de Candelária, as aulas começam na próxima semana. No Colégio Ulbra/Concórdia, as atividades iniciam na quarta-feira, 27. Dois dias antes, nos dias 25 e 26, serão intensificados os trabalhos de matrícula e rematrícula. Este ano, segundo a direção, vem com algumas novidades importantes, como o laboratório de informática montado para atender exclusivamente a educação infantil. Já nos ciclos de ensino fundamental e médio, foi estruturado um novo laboratório de informática com computadores com telas LCD e Internet sem fio, a chamada wireless. Além disso, o colégio está se adaptando ao ensino fundamental de nove anos e lançando o chamado quadro interativo, onde os professores, juntamente com os alunos, montam programas e trabalham em cima deles.
No Colégio Medianeira as aulas iniciam na segunda-feira, 25, quando retornam para as atividades aproximadamente 450 alunos. Segundo a diretora, Marta Emmel, as matrículas gerais e para o curso de técnico de enfermagem seguem abertas até o próximo dia 3, enquanto as inscrições para a educação infantil permanecem disponíveis durante todo o ano. Entre as novidades enumeradas pela educadora está o início do ensino fundamental de nove anos, a parceria com o Grupo Totem, o início do turno integral para crianças da educação infantil até 3ª série, além da criação do laboratório de matemática, que deve disponibilizar estudos matemáticos no turno inverso, somando 14 horas semanais, sempre com a presença do professor. Conforme clareia, o Programa de Acompanhamento ao Vestibular terá continuidade, bem como a parceira com o Sistema Positivo para o ensino fundamental e as atividades extras que a escola já dispunha, como música, dança, esportes e teatro.

Estaduais fechando?
Em relação ao fechamento de pequenas escolas estaduais, por enquanto não há nenhuma posição oficial do Governo do Estado, mas comunidades inteiras já se mobilizam para que isso não aconteça. Em Candelária, a possível desativação da Escola Gustavo Boeck, da Linha Palmeira, foi assunto principal da pauta da sessão de segunda da Câmara de Vereadores. Extraoficialmente, a escola Margarida Lersch Boeck, de Travessão Schoenfeld, também estaria na iminência de fechar as portas. Por diversas vezes nesta semana a reportagem da Folha tentou entrar em contato com a 6ª coordenadoria de Educação, mas até ontem os e-mails e telefonemas não foram respondidos, num típico gesto de descaso não só com a imprensa, mas também como as comunidades escolares envolvidas.