Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Produtores de Cabrais investem em tecnologia de armazenamento

Dentre as medidas alternativas para minimizar custos com a secagem e melhorar a qualidade do arroz, o sistema denominado “aeração-secante” representa uma ferramenta valiosa na manutenção da qualidade dos grãos. A técnica, simples e eficaz, já está em funcionamento no município de Novo Cabrais, implementada através do escritório local da Emater/RS. Segundo explicou o técnico Edson Sobrosa, responsável pelo desenvolvimento do projeto, o arroz é depositado no silo e o processo de secagem se dá somente através do ar frio, dispensando o uso da secadeira. “Comprovadamente este sistema melhora a qualidade do grão, com a vantagem de que o produtor poderá ficar com o produto armazenado na sua propriedade, evitando custos com transporte, secagem e armazenagem. Além disso, o processo de comercialização se dá com maior segurança”, observa. A construção, em alvenaria, é bastante fácil, diz o técnico, e as unidades em funcionamento comportam 2000 e 2500 sacos, podendo o produtor optar por tamanhos diferentes com a capacidade máxima de 10.000 sacos.
Um dos produtores que aderiu à técnica é o orizicultor Gerson Abich, da Várzea dos Cabrais. Segundo ele, o sistema traz comodidade, agilidade e segurança. “É necessário apostar em novas tecnologias que venham agregar valor ao arroz”, referenda Hélio Wollmann, que construiu seu secador na sede. Outras unidade estão na fase de aprovação do projeto e construção.
“Estamos satisfeitos com os trabalhos, pois sempre buscamos alternativas para melhorar os ganhos dos nossos assistidos, e esta tecnologia proporciona isso”, diz o técnico da Emater/RS Edson Sobroza. “Também temos uma equipe de profissionais no Escritório Regional e Central da Emater/RS-Ascar, que nos dá todo o suporte para que os trabalhos sejam desenvolvidos com o máximo de eficiência”, destaca. A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais também dá suporte ao projeto através do engenheiro Civil Cláudio Cantarelli, que assessora os trabalhos.