Por:
Vacinao contra Brucelose obrigatria
A brucelose é uma doença grave, contagiosa e crônica causada por bactérias do gênero brucella, que são capazes de infectar várias espécies de animais. É caracterizada por problemas de fertilidade no animal. Segundo especialistas, a doença, por ser uma zoonose, atinge vários animais, inclusive o homem. Nos bovinos e bubalinos, a brucelose diminui a produção de leite e a capacidade produtiva das fêmeas, assim como desvaloriza o rebanho.
Neste sentido, é imprescindível vacinar as fêmeas terneiras entre três e nove meses. Todos os produtores que tiveream animais desta faixa etária devem, obrigatoriamente, aplicar a vacina na criação. Os produtores que se encaixam nas normas do Pronaf podem procurar o escritório da Inspetoria Veterinária no município. Segundo Guilherme Figueiredo, estas pessoas pagam apenas o valor das doses, enquanto todo o serviço técnico é gratuito. Já os demais precisam procurar médicos veterinários particulares. Uma das dicas aos pequenos produtores é fazer grupos de terneiras, o que facilitar o trabalho da inspetoria e ainda barateia os custos da vacina. “O atestado desta vacinação é obrigatório para o trânsito dos animais”, explica.
IMPORTANTE – Conforme divulgado pela DFDSA (Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal), alguns sintomas característicos podem denunciar a doença. Nos animais, estes indícios são: aborto espontâneo – geralmente nos três últimos meses de gestação; retenção da placenta; artrite (manqueira sem causa aparente); inflamação nos testículos; baixa fertilidade nas fêmeas e esterilidade nos machos. No entanto, muitas vezes o animal contaminado não apresenta os sintomas da doença. A transmissão se dá por meio do convívio com animais doentes e contato com pastagens e águas contaminadas por fetos, placentas ou líquidos fetais. A dica dos especialistas é de que qualquer anormalidade no rebanho deve ser informada ao escritório da Inspetoria Veterinária do município.
A doença nas pessoas
A brucelose também pode contagiar o homem. A principal via de contaminação é a ingestão de produtos lácteos crus e contaminados. A infecção também pode ser adquirida através do contato com secreções, excreções ou tecidos contaminados dos animais. Os sintomas da brucelose no homem são febre constante, cansaço e fraqueza, dores nas articulações e no corpo, feridas na pele, esterilidade e ortrite (inflamação nos testículos). Para evitar a doença: Teste todo o rebanho uma vez por ano; Compre somente animais testados; Vacine as terneiras entre três e nove meses; Não manuseie material de aborto dos animais sem proteção; Enterre os fetos e a placenta dos rebanhos; Desinfete as instalações; Consuma somente leite pausterizado; Consuma alimentos inspecionados.