Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Educadores debatem sobre as drogas nas escolas

A Sociedade Beneficente Hospital Candelária, juntamente com a secretaria municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira, 16, a Jornada de Educação em Saúde – Dependência Química: Entender para Prevenir. O evento aconteceu na Sociedade Rio Branco e reuniu educadores de todas as redes de ensino de Candelária, que paralisaram as aulas para acompanhar as explanações do palestrante Sérgio de Paula Ramos, médico psiquiatra e presidente da Associação Brasileira sobre Estudos de Álcool e outras Drogas. Segundo o especialista, um dos nomes mais conceituados na área em todo o Brasil, os professores não podem fechar os olhos para as drogas e afirmar que em sua escola não há resquícios deste tipo de problema, quando, na verdade, a dependência química é uma realidade cada vez mais evidente no meio escolar.
Entre os assuntos abordados durante a jornada, Ramos evidenciou as barreiras impostas pelas drogas lícitas, como álcool, tabaco e calmantes, e apresentou alternativas contra todos os tipos de drogas baseadas em pesquisas científicas. Para evitar o envolvimento de crianças e jovens com o mundo da dependência química são necessárias medidas de proteção, como estabilidade do ambiente familiar e social, alto grau de motivação, forte vínculo entre pais e filhos, campanhas antidrogas e disciplina e monitoramento constante por parte da escola e dos responsáveis, já que a proximidade também é fator de proteção. O especialista ainda enumerou a importância de vínculos dos jovens com instituições sociais e a necessidade de que pais e amigos não sejam usuários de nenhum tipo de tóxico. “O consumo de drogas na infância e adolescência é uma conduta que pode ser prevenida desde que haja um trabalho conjunto da família, da escola e de toda a comunidade”, explicou.
AVALIAÇÃO – Conforme a assistente social do Hospital Candelária, Fernanda Pires Schoenfeldt, a organização do evento atingiu o público esperado e registrou a presença de 320 professores do município. Ela destaca que todos os educadores se mostraram bastante motivados e interessados em desenvolver ações nas escolas para prevenir a questão do uso de drogas. Neste sentido, Fernanda antecipa que a intenção da instituição de saúde é promover reuniões mensais nas escolas para planejar e traçar medidas de intervenção junto aos alunos.