Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dicionrio alcanarepercusso internacional

Ainda nem foi lançado e já é sucesso total o "Pequeno Dicionário Para Viagens em Ônibus", adiantado por aqui na semana passada. No mesmo dia, os telefones da Folha não paravam de tocar com o pessoal solicitando a publicação gratuita de mais palavras; arrebanhei também muitos amigos que se tornaram colaboradores, repassando as expressões comumente utilizadas nas regiões em que vivem. Também as caixas de e-mail ficaram abarrotadas com recados vindos principalmente de ricos empresários da China, dos Estados Unidos, Itália, Espanha e França, anunciando grandes investimentos internacionais em solo candelariense.
A coisa foi de tamanha repercussão que até o site da Folha ficou fora do ar e mesmo quem não tinha assinatura do jornal impresso roubou o do vizinho para ler. O lado triste de tudo isso, e creio que ainda vá render um incômodo com a Sociedade Protetora dos Animais, foi que um cachorro pequinês e três gatos – um angorá, um siamês e um fura-saco – foram mortos por seus donos por causa da coluna. O cachorro, por rasgar o jornal que o entregador burro atirou sobre a grama ao invés de colocar na caixinha do correio como eles insistentemente são orientados; os gatos, todos, foram mortos por fazerem cocô exatamente sobre o texto. Por isso eu me nego a usar fotinho minha na coluna, pois detestaria ver um gato ou um cachorro cagando sobre minha cabeça e um engraçadinho largar piadinhas do tipo: “Este tem merda na cabeça!”. Não acho nada engraçado isto, se bem que tem uns que tem mesmo.
Mas meu maior medo é de que políticos, sabendo de antemão dos possíveis investimentos de chineses, americanos e da união européia por aqui, passem a viajar para fora do país utilizando-se do dinheiro de diárias para depois dizer que a vinda das fábricas foi idéia deles. Pois então é isso, e pra não criar toda esta confusão de novo, esta semana não terá nem uma palavra grátis sequer. Porém, lanço aqui um pedido: mandem e-mails, cartas, telefonem, enviando a palavra, o apelido e a frase que, eu prometo, mas prometo mesmo, que daqui a duas semanas que vem coloco mais uma lista e, inclusive, com o nome do colaborador. Vai ser tipo homenagem em programa de rádio, só que sem música e sem copinho d’água em cima do “receptôri”. Entenderam?