Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Redes de gua devem beneficiar 170 famlias

A prefeitura de Candelária deve iniciar em breve uma força-tarefa para suprir a falta de água em três localidades do interior do município: Linha Alta, Picada Karnopp e Linha Facão. O prefeito Lauro Mainardi e o secretário de Obras, Ênio Rohde, estiveram na semana passada tratando pessoalmente do assunto nas localidades.
Para a Linha Alta, onde já existe um poço artesiano perfurado, a previsão é de que 93 famílias sejam beneficiadas com uma rede de 20 quilômetros de extensão. Na Picada Karnopp, onde 40 famílias vivem há oito anos com o problema do desabastecimento – embora já exista um poço perfurado e uma caixa d’água – deverá ser construído outro poço para atender à demanda. Já na Linha Facão, a prefeitura irá aproveitar uma vertente natural existente junto à propriedade do vice-prefeito Ênio Hübner, que cedeu o local para a captação. Segundo Mainardi a vazão daria suficientemente para atender mais de 200 famílias, porém, nesta primeira etapa serão 40 as residências beneficiadas.
O prefeito Lauro Mainardi salientou que quando assumiu, em 2004, eram duas suas principais preocupações: as estradas e o abastecimento de água potável para a população do interior. Com relação às estradas, o chefe do executivo ressaltou que as antigas picadas agora podem realmente ser chamadas de estradas, lembrando que em Roncador uma delas esteve 22 anos sem receber patrolamento.
Sobre o abastecimento de água, ele lembra que em 2005 foram centenas de viagens de caminhões-pipa para suprir a falta do líquido para os moradores do interior, que sequer tinham água para consumo próprio. “Neste ano, não chega a uma dezena de cargas”, afirmou o prefeito. Ele credita o fato principalmente em razão da regularização das redes d’água da Linha Palmeira, Quilombo, Linha Curitiba, Linha Brasil e Picada Escura, locais em que seguidamente surgiam problemas e que agora estão resolvidos.