Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Colheita do arroz abre quarta-feira

De 28 de fevereiro a 2 de março acontece a 18ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz na Estação Experimental do Arroz (EEA/IRGA), em Cachoeirinha. Pela primeira vez, o evento acontece na região metropolitana do Estado e deverá reunir 10 mil pessoas. Trata-se do maior encontro arrozeiro da América Latina. As entidades arrozeiras se unem para comemorar a festa orizícola com uma programação diversificada. Novidades tecnológicas, como visitas a campos experimentais, palestras sobre mercado, gestão ambiental e consumo serão alguns dos destaques do encontro.
Os produtores de Candelária e região não devem ficar fora das atividades. O escritório do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) está organizando duas excursões para o evento. A primeira delas é nesta sexta-feira, 29, com saída às 5h da manhã em frente ao Sindicato Rural de Candelária. Já no sábado, 1º de março, a lotação sai no mesmo horário de Cerro Branco, passando por Candelária. Os interessados devem confirmar presença o mais breve possível através dos telefones 3743 1145 (Irga), ou 3725 1200 (secretaria municipal de Agricultura de Cerro Branco). Basta fornecer o nome completo e o número da carteira de identidade. O valor da excursão é R$ 10,00. Confirma a seguir a programação do evento para sexta e sábado.

A Programação
Dia 29 – Palestras técnicas sobre Cadeia Produtiva e Consumo. 9h – palestra John Deere; 9h30 – Organização da Cadeira Produtiva: Um Caso de Sucesso, com o painelista Marcos Janke; 10h40 – Arroz, produto essencial para uma alimentação saudável; 11h30 – Arroz é saúde, com o palestrante Fernando Lucchese; 14h – Vitrine tecnológica, visita de campo experimental, história da lavoura de arroz, expositores, exposição de máquinas e equipamentos; 14h30 – Cursos e oficina (Regulagem de colhedoras - secagem, Culinária e gastronomia); 15h – Reunião da Câmara Setorial do Arroz.

Dia 1º – Palestras técnicas sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente. 9h, auditório A – Reduza custos aplicando os conceitos de eficiência energética, painelista Lissandro Pires da AES Sul; 9h30 – Manejo racional do arroz para maximizar a rentabilidade da cultura, com o palestrante Paulo Ricardo Reis Fagundes da Embrapa; 10h – Sicredi; 9h, auditório B – Palestra John Deere; 9h30 – regulamentação dos recursos hídricos no Brasil, painelista Devanir Garcia dos Santos da ANA; 10h40 – Sustentabilidade sócio-ambiental, com o palestrante Gustavo Ferreira da INIA; 11h30 – Lavoura de arroz e meio ambiente, com o painelista Carlos Otaviano Brenner de Moraes da SEMMA; 14h – Vitrine tecnológica, visita de campo experimental, história da lavoura de arroz, expositores, exposição de máquinas e equipamentos; Cursos e oficina (Regulagem de colhedoras - secagem, Culinária e gastronomia).