Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Pecuria de corte alternativa para produtores de Candelria

Uma parceria entre a Inspetoria Veterinária e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária firmada ainda no ano passado idealizou o projeto “Diversificação da Propriedade Rural com Pecuária de Corte”, que na última sexta-feira, 22, foi apresentado aos produtores do município. O encontro aconteceu na sede do STR e contou com a presença de cerca de 40 interessados, além de representantes de entidades diretamente envolvidas para a implantação do projeto, como Emater/RS – Ascar, secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Acic, Sicredi e Banco do Brasil.
Na oportunidade, os produtores puderam tirar suas dúvidas em relação às ações propostas e preencheram cadastros que vão dar idéia do perfil das propriedades envolvidas. Segundo Guilherme Figueiredo, da Inspetoria Veterinária, a partir de agora serão feitas vistorias nestas propriedades com acompanhamento técnico. “A intenção é ver a possibilidade de adequação ao projeto”, explica.
Dado este primeiro passo, iniciam as ações práticas, como a parte de financiamentos, palestras, reuniões e dias de campo. A idéia é de que os primeiros animais sejam entregues até o final de maio. Tratam-se de terneiros, já que o foco inicial é a engorda de bois. “As propriedades não têm como fazer o ciclo completo, cria/recria/engorda. A viabilidade está em começar pela engorda dos animais”, argumenta o técnico agrícola.
OBJETIVOS – Entre os objetivos enumerados pelo projeto está o de oferecer alternativa de diversificação com renda, produzir alimentos para abastecer o mercado local e regional, criar mecanismos que facilitem o comércio entre produtor e mercado e fomentar a criação de leis de incentivo e apoio à atividade. A meta é fazer todo o município se envolver com a pecuária de corte, englobando o abate, venda e consumidor. “Queremos diminuir a grande importação de carne para Candelária”, afirma Figueiredo. “Quando nosso mercado interno for suprido, os horizontes serão ampliados”, conclui.