Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aposta na tecnologia e na diversidade

Mesmo com a iminência de estiagem e a majoração nos preços dos insumos agrícolas, a abertura da Expoagro Afubra 2008 - realizada no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, no distrito de Rincão del Rey, Rio Pardo - foi marcada pelo otimismo. Com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, a maior feira agrícola do Brasil voltada à agricultura familiar teve abertura na manhã da quarta-feira, 27 de fevereiro, e se estende até o fim da tarde de hoje, 29.
Ao lembrar a importância da água e da irrigação para o desenvolvimento da agricultura, a governadora anunciou o licenciamento do Plano de Micro-Açudes do governo estadual, que deverá beneficiar a produção rural. “Estamos fazendo a nossa parte para aquilo que é a primeira máquina locomotiva do nosso desenvolvimento, que é o agronegócio”, disse. “Estamos juntos, governo do Estado, Assembléia Legislativa e municípios tratando do desenvolvimento regional”, acrescentou.
A governadora Yeda Crusius também lembrou que é o segundo ano em que participa da maior exposição da agricultura familiar, que transforma o Brasil em um centro irradiador de informações e novas tecnologias, visando fomentar a diversificação rural. “Cada vez que vamos falar em genética, inovação, em algo que leva para o desenvolvimento, vamos ser os primeiros”, frisou.
Ao saudar as autoridades presentes, patrocinadores, parceiros, expositores, agricultores e colaboradores, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, lembrou que a realização da Expoagro é norteada pelo ideal de contribuir para o desenvolvimento das comunidades e o bem-estar dos agricultores. “O setor produtivo rural passa por adversidades que desestabilizam o sistema agrícola, o que nos leva a reforçar as ações que desenvolvemos na busca da sustentabilidade da família e da atividade rural”, salientou. “Estas ações permeiam as questões ambientais, o aperfeiçoamento técnico e profissional da agricultura, a diversificação de culturas e atividades, a geração de mais renda, que são nossos objetivos”, acrescentou.
Werner falou ainda sobre as demais atividades da Afubra que foram implementadas para melhorar a qualidade de vida da família rural, como o sistema mútuo existente há mais de meio século, o Projeto Verde é Vida, a Estação Experimental e projetos de pesquisa como o do biodiesel, a partir do cultivo do girassol. “São mecanismos através dos quais queremos contribuir para a sustentabilidade do meio rural”, disse. “E temos na Expoagro nossa maior ferramenta de contribuição, pois é instrumento fundamental na difusão de técnicas e práticas de incentivo à diversificação de culturas”, completou. “É uma oportunidade de os agricultores adquirirem novos conhecimentos e aprendizados”, frisou.

Para lembrar
- Data: até hoje, 29 de fevereiro de 2008.
- Local: Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, BR 471, km 143, Rincão del Rey, Rio Pardo.
- Horário de visitação: das 8 às 18 horas.
- Entrada franca.
- Expositores: mais de 250, entre empresas, instituições e entidades voltadas ao agronegócio.
- Praças de alimentação, sanitários e estacionamento para mais de seis mil veículos.
- Sorteio de prêmios durante os três dias do evento.