Por:
Pequeno dicionrio para viagem de nibus
Uma das coisas mais chatas no ônibus é quando alguém puxa conversa com a gente e durante o assunto aparecem certas palavras que nos deixam “boiando”. Como cada região do Brasil tem suas peculiaridades e a mandioca daqui é a macaxeira de lá e o aipim de acolá, este seco colunista de hábitos rudimentares e, por vezes, refinados, está elaborando um pequeno dicionário de viagens que pretende facilitar a comunicação entre os povos. O que diferencia este dicionário dos demais é que existirão o nome comumente chamado, o apelido e frases explicativas.
A partir de hoje, sem compromisso de periodicidade, e como forma de propagandear o dicionário que estará à venda em todas as lojas do ramo do país em curto período de tempo, bem menor do que esta frase que parece que não termina nunca, cheia de vírgulas e que foi feita unicamente com o propósito de cansar você, caro leitor, aí embaixo estão algumas das palavras já recolhidas e, o que é melhor, inteiramente de graça. Anotem!
ÁRI – Camada gasosa que envolve a Terra; atmosfera. Apelido: ar. “Que calori, não entra ári pela jinela”.
BÊUDO – Indivíduo embriagado; atordoado, zonzo. Apelido: bêbado. “Vô tê que interná meu véio, só vévi bêudo”.
BIBÓCA – Local de difícil acesso, grota. Apelido: pipoca. “Nêni, não derãma bibóca no panco do ônis”.
BIÊTI – Cartão impresso que dá direito a fazer determinado percurso em veículo coletivo. Apelido: passagem. “Pega os biêti que o cobradô vem vindo pra tirá um naco”.
CALÍPIO – Árvore de grande porte que fornece madeira de cerne cuja cor vai do amarelo ao pardo. Apelido: eucalipto. “Caiu um gáio de calípio em riba do meu forno de fumo e quebrou cartôze têia”.
CELULÁRI – (Não é o Edson) Telefone móvel. Apelido: celular. “Meu celulári tá sem ficha”.
DUENDE – Entidade fantástica ou espírito sobrenatural que se acreditava aparecer de noite nas casas, fazendo travessuras. Apelido: doente. “Vô no hospital visitá a muta que tá duende”.
GÁIO – A parte do ramo que fica presa ao caule depois de partido o ramo. Apelido: galho. (Veja exemplo na palavra calípio)
GUAMPUDO – Marido de adúltera. Apelido: amigo. “Guampudo, corno véio, desgraçado! Quanto tempo faz que eu não te via. Aparece lá em casa pra tomá uns trago.” (Deve-se utilizar este termo somente em caso de extrema amizade, para evitar desgraças)
GUMITÁ – Expelir pela boca substâncias que já estavam no estômago. Apelido: vomitar. “Ô curi porco, gumitô todo panco”.
JINÉLA – Abertura do ônibus para deixar que nele entrem a luz e o ar. Apelido: janela. “Nestes ônis moderno não dá pra abri as jinéla”.
JOLÓGICO – Parque com animais. Apelido: zoológico. “Minha fia foi de ônis no jológico co (com o) colégio”.
MÍO – Erva alta, que produz grãos nutritivos que se dispõem em grossas espigas. Apelido: milho. “Deusulivre, não ingisti coisa mió que mío verde co moranga”.
MUTA – Avó. Apelido: do alemão großmutter. “A muta tá muta, não fala nata”. Tradução: “A vó está muda, não fala nada”.
MUTÁ – Trocar de lugar. Apelido: mudar. “Fô mutá de lucar, tá pegando sol no meu panco”.
PÊNIS – Órgão sexual masculino. Apelido: apêndice, apendicite. “O dotôri retirô a pênis do meu véio”.
PIPOCA – O grão de milho rebentado ao calor do fogo. Apelido: biboca. “Mas tão ruim estas estrada, parece uma pipoca”.
PUTA – Mulher devassa, libertina. Apelido: amiga. “Puta, desgraçada! Quanto tempo faz que eu não te via? Tava com saudade de ti, praga do diabo”. (Deve-se utilizar este termo somente em caso de extrema amizade, para evitar desgraças)
SÁUDO – O sétimo dia da semana. Apelido: sábado. “Bâmo cumê uma galinhada sáudo lá em casa?”
VICÊSTO – O dia que de quatro em quatro anos se acrescenta ao mês de fevereiro. Apelido: bissexto. “Este ano é vicesto, tem 29 no fevereiro”.
XARÁCA – Cobra que alimenta-se de roedores e outros animais de pequeno porte. Apelido: jararaca. “A mulher do fulano é uma xaraca das mais braba”.
ZURRÍO – Mamífero cujo mijo é tão fedorento que chega a doer. Apelido: zorrilho. “O sovaco do beltrano fede mais que mijada de zurrío”.
Se quiserem saber mais, esperem e comprem o amansa-burro.