Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Uma Candel?ria no oeste do Texas, Estados Unidos

 Durante a semana chamou a atenção de algumas pessoas a presença em Candelária de três estrangeiros. Logo descobriu-se que tratava-se de norte-americanos e que um deles era prefeito e xerife de uma cidade de nome Candelária, no estado do Texas. É isso mesmo. Nos Estados Unidos da América, curiosamente no estado de origem do atual presidente George W. Bush, existe uma cidade homônima da localizada na região central do Rio Grande do Sul, Brasil. A reportagem da Folha foi investigar de perto esta história inusitada e encontrou os estrangeiros no Hotel dos Viajantes na manhã de quarta-feira, 21. O prefeito Andrew Holland Jackson está acompanhado dos também americanos Robert Leonard e Billy Haynes. Há uma semana eles desembarcaram no Brasil e, após alguns dias em Porto Alegre, vieram para Candelária. Durante sua estadia na Terra do Botucaraí, eles aproveitaram para conhecer a cidade, seu povo, sua cultura e também seus principais pontos turísticos. “É um lugar tranqüilo, limpo e com ruas amplas. Realmente muito interessante”, observou Robert em bom português (os outros dois não dominam bem o idioma português).
Além dos passeios por aqui, o grupo de americanos também conheceu as cidades vizinhas de Sobradinho e Lagoão no último final de semana, bem como outros lugares da região. No entanto, o ponto mais celebrado de sua vinda ao Brasil foi realmente a possibilidade de um intercâmbio com a Candelária brasileira. E eles vieram preparados para levar adiante esta proposta. Na mala, trouxeram quadros especialmente preparados para a troca entre as duas cidades. A Folha foi presenteada com uma dessas telas, que expõe a possibilidade de intercâmbio entre as duas Candelárias e a expansão de horizontes por meio da boa amizade.
Possivelmente neste domingo, 25, Andrew, Robert e Billy irão embora. Antes de retornar aos Estados Unidos, porém, eles ainda pretendem conhecer outras cidades brasileiras, como Gramado, Florianópolis, Belo Horizonte e Diamantina. No entanto, eles vão com a promessa de retornar em breve, provavelmente em julho de 2008, quando planejam participar da Expocande. Deixaram, inclusive, aberta a possibilidade da Candelária do Texas ocupar um estande especial na feira, para expor produtos texanos, incluindo o churrasco típico daquela região da América do Norte.

Na prefeitura, o encontro com as lideranças locais

A existência de uma cidade americana com o nome de Candelária também surpreendeu o Executivo Municipal. Ainda na manhã de quarta-feira, os estrangeiros foram recebidos pelo prefeito Lauro Mainardi e o vice-prefeito Ênio Hübner. O encontro no gabinete do prefeito também contou com a presença de alguns secretários municipais e outras lideranças locais. O clima de camaradagem com os visitantes foi instantâneo. O prefeito Andrew brindou seu colega Lauro com o quadro propondo o estreitamento de laços entre as duas cidades e com uma bandeira do estado do Texas. Em contrapartida, Lauro Mainardi presenteou o visitante com uma bandeira do município, exibida como um troféu pelo visitante.
O prefeito candelariense não teve dúvidas em aceitar a proposta de aproximação das duas cidades. Para tanto, destacou que foram explicadas as potencialidades do município, visando tirar proveito de um possível interesse de investimentos dos americanos na Candelária brasileira. A possibilidade de um intercâmbio cultural também foi abordada e recebida com boa vontade pelos americanos no encontro na Prefeitura. O chefe escoteiro Júlio Massirer foi o guia designado para levar os visitantes até os principais pontos turísticos do município, excursões que aconteceram na quarta-feira à tarde e ontem pela manhã. O roteiro incluiu o cerro Botucaraí, cujo potencial turístico foi destacado pelos americanos. O almoço de quinta-feira reuniu o grupo na Cerâmica Candelária, cujas instalações também impressionaram positivamente os estrangeiros. Para a noite de quinta-feira, 22, foi realizado um jantar no Clube Rio Branco, no qual foram prestadas homenagens para Martina Gehres de Barros e para o prefeito da Candelária texana (confira na próxima edição a cobertura completa deste evento, que incluiu apresentações artístico-culturais).

A Candelária americana

A cidade de Candelária está situana na parte oeste do estado do Texas, nos Estados Unidos. Fica em uma parcela áspera do deserto de Chihuahuan, próximo à fronteira com o México. Apesar de ser antiga, com mais de 200 anos, a cidade tem uma população pequena. São cerca de 500 habitantes que vivem basicamente da agricultura e da pecuária. Segundo relato do prefeito Andrew, a origem da denominação Candelária está relacionada à época em que a cidade ainda pertencia ao México. Consta que lá vivia uma moça de rara beleza, cujo nome era Candelária. Esta moça teria servido de inspiração para o nome da cidade. A Candelária brasileira está no centro do Rio Grande do Sul, mas a Candelária americana também tem relação com um Rio Grande. Este é o nome do rio que corta e abastece a cidade. Mesmo estando em um lugar áspero, Candelária conta com a beleza de cachoeiras, de muito verde e de fontes naturais de água quente e com propriedades minerais.