Por:
A encenao dos ltimos passos de Jesus Cristo
A tradicional romaria da Sexta-Feira Santa levou mais uma vez uma multidão ao cerro Botucaraí. De acordo com a estimativa feita pelo Grupo Escoteiro Botucaraí, a movimentação durante o dia somou mais de cinco mil pessoas, o maior contingente dos últimos anos. O tempo bom com clima ameno é um dos fatores a ser considerado no comparativo. Por outro lado, não há dúvida de que a encenação da Paixão e Morte de Cristo também atraiu muita gente, além de enriquecer o evento sob o ponto de vista espiritual.
Com roteiro e direção da professora Alveni Santos, a dramatização dos últimos passos de Jesus Cristo esteve a cargo do Grupo de Teatro Municipal. A realização é uma parceria entre a prefeitura, Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev) e a comunidade católica. Esta foi a terceira edição do espetáculo durante a romaria ao cerro e é fácil identificar uma evolução. Segundo Alveni, a experiência está somando a favor. “Para o próximo ano podemos incrementar e melhorar ainda mais a peça”, adiantou, destacando o entusiasmo e a dedicação dos integrantes do grupo de teatro e de todas as pessoas que somaram esforços na realização.
O estudante vera-cruzense Eduardo Mandelli interpretou Jesus Cristo. Segundo ele, uma expriência emocionante e inesquecível. “Foi algo gratificante e que jamais vou esquecer”, completou. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, ficou satisfeito com a repercussão positiva do evento. “Além das inúmeras pessoas que acompanharam e se emocionaram no local, a encenação foi destacada pela imprensa regional e até em âmbito estadual”, salientou. Segundo o secretário, esse interesse demonstra o potencial turístico da romaria e do chamado “santo cerro”. Neste sentido, alerta, no entanto, para a necessidade de se melhorar a estrutura existente no local. “As necessidades mais urgentes já foram levadas ao conhecimento do prefeito e do vice e ambos mostraram-se receptivos às sugestões”, completou.