Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Novo Cabrais ganha campus da faculdade Amrica do Sul

Novo Cabrais será a sede do primeiro campus da Faculdade América do Sul no Estado. O convênio e parceria com a Prefeitura Municipal foi assinado no início da tarde desta terça-feira pelo diretor geral da instituição, Amaury Antonio Meller, e pelo prefeito municipal Valério Enzo Lawall. A faculdade funcionará nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, na localidade de Rincão Bonito, a dois quilômetros da sede da cidade. A instituição ocupará nove salas de aula do educandário, com aulas no turno da noite. A assinatura do convênio deu início ao processo legal de solicitação da autorização de funcionamento e regulamentação da Faculdade América do Sul de Novo Cabrais junto ao Ministério da Educação (MEC). O processo deverá durar cerca de 10 meses, prevê o diretor.
Antes disso, a instituição oferecerá em Novo Cabrais cursos de pós-graduação, processo que utilizará o registro da Faculdade América do Sul de Maringá, no Paraná, sede do grupo. A definição dos cursos de pós será feita após uma pesquisa de mercado e das necessidades da região. Pelos cálculos do diretor de marketing do Instituto Paranaense de Ensino, integrante do conglomerado, Amaury Meller Filho, dentro de, no máximo, três meses, já será oferecida a primeira opção de curso de especialização.
Os diretores da rede confirmaram que Novo Cabrais não oferecerá extensão de vagas, como a maioria das instituições superiores, mas cursos próprios que atendam as necessidades da comunidade acadêmica regional. “As aulas serão presenciais, com docentes altamente qualificados e certificados de conclusão do campus de Novo Cabrais”, afirmou Filho.
BENEFÍCIO EXTENDIDOS – A Prefeitura Municipal cederá o prédio para o funcionamento da Faculdade América do Sul e, em contrapartida, terá benefícios estendidos a todos os cabraisenses que desejam cursar o ensino superior ou complementar o curso já concluído. Pelo convênio, a América do Sul concederá 15% de desconto nas mensalidades para quem comprovar que mora em Cabrais, mesmo percentual que será oferecido aos funcionários da Prefeitura.
CRÉDITO EDUCATIVO – Os acadêmicos da Faculdade contarão também com as vantagens de várias formas de crédito educativo, garantiu o diretor-geral durante a cerimônia de assinatura do convênio com o Executivo cabraisense. Através do Pró-Uni os estudantes poderão se inscrever e serem contemplados com meia-bolsa, bolsa integral ou descontos especiais nas mensalidades. No campus de Novo Cabrais também será oferecido o benefício do Crédito Educativo do Ministério da Educação (Creduc).
Outra modalidade, e a mais vantajosa segundo os diretores, será o Crédito América do Sul. Através dele o acadêmico conclui seu curso e só começa a pagar após um ano de carência, com o mesmo valor da mensalidade na época em que ele cursou a instituição. “Não cobramos juros”, frisou Júnior.

Início com três cursos de graduação

Assim que sair a autorização de funcionamento e registro do MEC, a Faculdade América do Sul de Novo Cabrais oferecerá os três primeiros cursos de graduação. Os vestibulandos poderão optar pelas habilitações em Gestão Ambiental, Processos Gerenciais (Administração de Empresas) e Pedagogia. Na sede da América do Sul em Maringá, atualmente, são oferecidas opções de 8 cursos de graduação e 30 de pós. A faculdade tem hoje perto de 4.000 alunos e emprega 600 professores na matriz.

Tratativas foram mantidas em sigilo

As negociações com a Faculdade América do Sul foram mantidas em sigilo e iniciaram há cerca de dois meses. O responsável pela intermedicação com o Executivo Municipal foi o procurador jurídico da Prefeitura de Cachoeira do Sul, Júlio Mahfus, que será o diretor-geral do campus cabraisense. O prefeito Valério Lawall e o diretor da escola Teófilo Streck, professor Celso Martins, dois dos maiores entusiastas do ensino superior no município, já têm seu lugar assegurado no Conselho Geral de Administração e Conselho de Avaliação da Faculdade América do Sul de Novo Cabrais. Segundo os diretores da instituição, essa é apenas uma forma de reconhecimento pelo esforço e apoio que o Executivo de Novo Cabrais garantiu ao grupo de ensino.
A mantenedora da faculdade será criada no próprio município de Novo Cabrais, respeitando as características acadêmicas da região. O conglomerado conta ainda com a Universidade de Maringá, o Instituto Paranaense de Ensino e o Colégio Maringá, de educação infantil, ensinos fundamental e médio e curso preparatório ao mercado de trabalho.
A solenidade de lançamento do ensino superior em Novo Cabrais aconteceu ao meio-dia no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e contou com as presenças de vereadores, secretários de Governo, imprensa da região, diretores da faculdade, o diretor-geral Júlio Mahfuz, o prefeito Lawall e o diretor da escola Teófilo, Celso Martins.