Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Hospital j tem seu Grupo de Gestantes

Com o objetivo principal de proporcionar às futuras mamães o esclarecimento de todas as suas dúvidas, bem como prepará-las para esta fase tão importante da vida e de adaptar as gestantes no âmbito hospitalar para o momento da internação, o Hospital Candelária desenvolve o “Grupo de Gestantes”. O projeto, que acontece desde fevereiro deste ano, conta com uma equipe multifuncional composta por enfermagem, nutrição, fisioterapia, assistência social e psicologia. Ao total, serão onze encontros de uma hora, sempre na terceira terça-feira de cada mês, às 19h na sala de reuniões da casa de saúde. Além da grávida, qualquer membro de sua família também pode participar das reuniões para sanar questionamentos.
Segundo a enfermeira Elaine Jahnke, coordenadora do grupo, em cada encontro um profissional competente da equipe multifuncional lidera as atividades mediando conhecimentos sobre assuntos pertinentes à gestação e pré-natal. Ela ainda enfatiza que é de fundamental importância que os atendentes, ao entrar em contato com uma gestante, busquem compreender os significados que a gestação tem para aquela mulher e sua família. “A Sociedade Beneficente Hospital Candelária busca aumentar essa característica, desenvolvendo uma maior proximidade com a população com o intuito de qualificar e fortificar o atendimento”, pondera, justificando que a educação para a saúde é o melhor método para manter a gestante atualizada.
OBJETIVOS – Além dos objetivos já citados, o Grupo de Gestantes também visa intensificar a adesão do pré-natal, reduzir a morbimortalidade, estimular a participação no próprio grupo, proporcionar às gestantes e seus familiares espaço de discussão e de expressão das vivências relativas à gravidez, bem como qualificar e humanizar por meio da identificação precoce e acompanhamento da gestação. Ainda propõe discutir com os participantes do grupo os diferentes aspectos que envolvendo a gravidez, o parto, o puerpério e os cuidados de um filho recém-nascido, e debater sobre as modificações e desconfortos do período de espera, alimentação adequada da grávida e da lactante, o trabalho de parto e os diferentes tipos de parto, entre outros.
NOVA MAMÃE – Às 8h10 de ontem, 14, Marinês Freire deu à luz no Hospital Candelária a seu segundo filho. Medindo 52 cm e pesando 3.770kg veio ao mundo através de parto normal a pequena Maysa Elena Freire. A nova mamãe, assim como esposo Alencar e a primogênita Monike Paolla, de oito anos, estão felizes da vida com a novidade. A menina é a prova de que o pré-natal e o acompanhamento durante a gravidez são essenciais para uma vida cheia de saúde para o bebê, a mamãe e também toda a família!

Os encontros
Hoje, 15, acontece o terceiro encontro do projeto. Ministrada pela enfermeira Daiana Beise, a atividade abordará parto vaginal e cesáreo; 4º encontro, 21/05: alimentação da gestante e puérpera, com a nutricionista Miriam Bender; 5º encontro, 17/06: importância do aleitamento materno para bebê a mãe – amamentação, posição e pega corretas, com a ginecologista Adriana Funk e a enfermeira Elaine Jahnke; 6º encontro, 15/07: cuidados com o recém-nascido, banho e participação do pai, com a enfermeira Elaine Jahnke e a acadêmica de Enfermagem da Unisc Indiara Freitas; 7º encontro, 19/08: mitos e verdades na gestação, com a enfermeira Elaine Jahnke; 8º encontro, 16/09: fisioterapia para gestantes, com a fisioterapeuta Patrícia Gonçalves; 9º encontro, 21/10: visita à sala de parto e centro cirúrgico – Ausculta de BCFs – esclarecimentos sobre a internação, com a enfermeira Elaine Jahnke; 10º encontro, 18/11: relação mãe/bebê, importância do seio materno, com a psicóloga Ana Cristina Radunz; 11º encontro, 16/12: legislação – Direitos da gestante e do recém-nascido, com a assistente social Fernanda Pires.