Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mecanizar para aumentar a produo de leite

Foi oficializada na manhã de quarta-feira, 16, uma parceria que promete auxiliar os produtores de leite de Candelária que ainda trabalham de forma manual. O Sindicato Rural uniu formas com a empresa Equipeças, de Lajeado, que venderá ordenhadeiras e resfriadores por preços mais baixos dos que o de mercado. “A diferença é de aproximadamente 10%”, garante o vendedor Ércio Ruppenthal. O pagamento dos equipamentos pode ser feito através do DRS Rural, pelo Banco do Brasil, com até oito anos de prazo, dependendo das exigências de cada propriedade.
A empresa contatada já está à disposição para visitas ao interior do município. No entanto, não elabora projetos (que são de responsabilidade do próprio SR), apenas disponibiliza maquinário. “Nosso objetivo é equipar o produtor para que tenha mais facilidade e agilidade em seu trabalho, podendo garantir um melhor preço ao produto”, destaca Mauro Flores, presidente do SR, lembrando ainda que a Equipeças oferece toda a assistência técnica necessária.
Para o produtor Romildo Vargas, da Picada Escura, esta novidade é motivo de muita comemoração. Fazendo a ordenha manual de suas quatro vacas holandesas, ele conta que há muito tempo já pensava em comprar equipamentos. “Agora, com o preço mais acessível, está mais fácil”, justifica. O produtor comprará uma ordenhadeira e também um resfriador e já projeta outras conquistas. Com o trabalho facilitado, ele deverá aumentar seu rebanho em breve. Para isso, conta com a ajuda do próprio sindicato, que também auxilia outros produtores em negociações de compra de vacas.