Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Radioterapia do Ana Nery atende pelo SUS em maio

O serviço de radioterapia já é uma realidade na região. Inaugurado em setembro do ano passado, no Hospital Ana Nery, o centro já está recebendo pacientes em caráter particular e de alguns convênios. E, a partir de maio, começa também a receber pacientes do SUS. Desta forma, o Hospital passa a disponibilizar um tratamento integral do câncer com médicos especialistas, físico médico, apoio farmacêutico, psicológico, de assistência social, enfermagem, fisioterapia, auxiliares técnicos e administrativos, proporcionando um atendimento de excelência aos pacientes e familiares, passando pelo diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e apoio psicossocial.
O serviço já contava com a publicação nos Diários Oficiais do Estado e da União. No entanto, em março, uma equipe do Ana Nery esteve na secretaria Estadual de Saúde para verificar o andamento do credenciamento. Na ocasião, foi informado que não há a previsão do aumento do repasse de verbas da União para custear este novo serviço. A proposta foi realocar as verbas que são destinadas atualmente aos centros de Porto Alegre, Lajeado e Santa Maria, que recebem os pacientes da região.
O hospital passou então a buscar o apoio dos Conselhos Gerenciais Regional da 8ª e da 13ª CRS, com sede em Santa Cruz e Cachoeira do Sul, respectivamente. As reuniões aconteceram no mês de março, com apoio unânime dos secretários de saúde, entre eles, Rui Leopoldo Beise, de Candelária, que participou de todas as tratativas para trazer o centro a Santa Cruz e, dessa forma, beneficiar pacientes do município, que até o momento necessitam ser transportados para Porto Alegre para as sessões de radioterapia.
Na quarta-feira, 16, o superintendente executivo do Ana Nery, Lídio Rauber, juntamente com a vice-prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o secretário municipal de saúde santa-cruzense, Carlos Behn, e o secretário candelariense Rui Beise, foram a Porto Alegre solicitar a realocação das verbas à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo Rauber, a resposta foi positiva. Ele explica que a CIB encaminhará uma resolução, que será publicada no Diário Oficial, liberando o repasse de verbas a partir de maio. O valor estipulado foi R$ 659.000,00 por ano. Desta forma, o centro inicia o tratamento pelo SUS no dia 02/05. “Esta é uma grande conquista e que foi muito esperada. Estamos com toda a estrutura preparada para atender toda a região” comemora o superintendente.

Luis Roberto Alves - Folha de Candelária
Gabriela Brands - Assessoria de imprensa do Ana Nery