Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dia do Desafio: Candelria vai defender invencibilidade

A exemplo do que aconteceu nos três últimos anos, o município de Candelária está mais uma vez inscrito para participar do Dia do Desafio. E o desafio maior da Terra do Botucaraí será manter a invencibilidade, já que nas três edições anteriores a mobilização local foi maior do que a registrada no município concorrente. Neste ano, Candelária irá enfrentar a cidade de Batabano, de Cuba, que possui 25.586 habitantes. A participação do município está sendo organizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, contando com a coordenação de Júlio Massirer. Entidades, empresas, educandários, agremiações e grupos diversos poderão inscrever uma atividade qualquer na Casa de Cultura ou através do fone 3743-2453. Atividades individuais também serão aceitas.
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar o maior percentual de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Histórico
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte. Assim, o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e, a cada edição, cresce o número de cidades e o total de participantes.