Por:
Produtores buscam a alternativa ao fumo na fruticultura
Por solicitação de agricultores que integram as comunidades Nossa Senhora das Graças e São Luiz, da localidade do Roncador, a Emater/Ascar de Candelária realizou quinta-feira, 22, uma excursão à Unidade Demonstrativa de Fruticultura gerenciada por Aldair Paulo Jalowitzky, na localidade de Picada Karnopp.
Na propriedade de Jalowitzky estão sendo testadas e monitoradas pela Emater diversas qualidades de frutas, tais como ameixa, nectarina, amora, quivi, uvas de suco e viníferas, caqui, pera, citros, figo, oliva, entre outras espécies. Segundo o técnico agrícola Sanderlei Pereira, a teconologia moderna de produção aplicada no local tem demonstrado ótimos resultados e é uma ótima alternativa aos pequenos produtores rurais que buscam alternativas para agregar renda à propriedade paralelamente à cultura do fumo.
“Algumas variedades de frutas já apresentaram ótima adaptação e rendimento e outras estão em estado de observação”, destacou. Ele citou como exemplo o pêssego, que teve 24 variedades testadas na propriedade, e ressaltou a ótima adaptação e produção de ameixa, nectarina, amora e uvas de suco. A idéia de implantação da Unidade Demonstrativa surgiu do ex-produtor de fumo, que sentiu na pele os problemas encontrados na cultura do tabaco e resolveu migrar para a fruticultura. Ele arca com as despesas da propriedade e recebe o monitoramento das espécies pela Emater, que tem no local um ponto de referência para difusão da cultura de frutas entre outros interessados. As espécies que melhor se adaptam têm seu espaço incrementado na propriedade, aumentando também a geração de renda do fruticultor.