Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Semana de Olimpada

Centenas de estudantes das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Candelária acordaram cedo nesta segunda-feira 12, e lotaram as arquibancadas do ginásio municipal Walter Filter para assistir a abertura oficial da 10ª Olimpíada Estudantil de Candelária (OESC). Além deles, também participaram da festa educadores e autoridades, como secretários municipais e o vice-prefeito Ênio Hübner.
Organizada pela prefeitura de Candelária, através das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Cultural e comissão organizadora, a Olimpíada Estudantil tem por objetivo o congraçamento e intercâmbio esportivo entre as escolas, resgatando a importância do esporte e incentivando a prática desportiva escolar. Também visa contribuir para o desenvolvimento integral do educando como ser social, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.
Durante o evento, estudantes do Guia Lopes fizeram a entrada da Bandeira da Olimpíada, representando a união e a paz entre os participantes. Em seguida, vieram as bandeiras das 14 instituições de ensino que integram os jogos. Antes do ponto alto da solenidade, os presentes ainda conferiram apresentações artístico-culturais da banda instrumental e do grupo de street dance do Colégio Medianeira, que deram um brilho especial à manhã festiva. Posteriormente, sob grande expectativa, o atleta destaque do ano de 2007, Gleidison Diehl, acompanhado dos também destaques Jean Gewehr e Anderson do Nascimento, carregou a tocha olímpica e acendeu a pira da 10ª Olimpíada Estudantil de Candelária. O jovem Gleidison Diehl também foi o responsável pelo juramento dos atletas. A atividade foi encerrada com o pronunciamento do vice-prefeito Ênio Hübner, que abriu oficialmente a competição.

Mensagem aos atletas
Durante o encerramento do protocolo, o mestre de cerimônias, professor Jorge Ellwanger, proferiu palavras de estímulo aos atletas que participarão dos jogos da OESC deste ano.
“A Olimpíada é uma festa de jovens como vocês, que estão descobrindo o mundo, fazendo escolhas, buscando caminhos, aprendendo e se divertindo. Para os atletas, estar nos jogos já é uma recompensa pelo tempo de treinamento e dedicação. Por isso, hoje, aqui todos já são campeões. Ser campeão ou campeã é também aproveitar e buscar oportunidades de aprender, crescer e desenvolver-se como atleta e como pessoa. (...) Esperamos que durante todos os dias de competições previstas entre as 14 escolas participantes, cada um dos atletas inscritos nesta Olimpíada leve consigo o espírito olímpico, o qual exige a compreensão mútua, a amizade e a solidariedade. Pois o mais importante certamente não é vencer a qualquer preço, mas sim participar com louvor. Com o lema ‘Educando pelo Esporte’, declaro aberta a 10ª Olimpíada Estudantil de Candelária”.

Escolas participantes
EMEF Adão Jaime Porto; EEEF Cristo Rei; Colégio Nossa Senhora Medianeira; Colégio Ulbra/Concórdia; EEF Eveline Fonseca de Oliveira; EEEM Gastão Bragatti Lepage; EEEM Guia Lopes; EMEF Percílio Joaquim da Silveira; EEEF Professor Dinarte; EEM Fábio Nackpar dos Santos; EEF Professor Penedo; EEEF São João Batista de La Salle; EMEF São Paulo. EMEF Christiano Affonso Graeff.