Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Intercmbio leva candelariense ao Canad

Viajar e conhecer culturas e pessoas diferentes é, sem dúvida, uma excelente experiência de vida, embora ainda seja privilégio de poucos. O candelariense Willian Nunes, de 18 anos, terá essa oportunidade. E com todos os méritos, diga-se de passagem. Em um grupo de mais ou menos 120 candidatos, ele foi selecionado entre os nove estudantes da Unisc que participarão Projeto Rondon-RS/UNISC/Jeunesse Canada Monde, cujas atividades ocorrem de julho a dezembro de 2008.
Até seu nome figurar entre os escolhidos, o processo foi longo, com várias entrevistas e dinâmicas de grupos. Por fim, correspondeu às características desejadas, mostrando, entre outras qualidades, responsabilidade, flexibilidade, iniciativa, organização e comprometimento.
Estudante do 3º semestre do curso de Comunicação Social, habilitação em Produção em Mídia Audiovisual, ele está ansioso pelo início das atividades, que nos primeiros três meses serão desenvolvidas em Santa Cruz do Sul. Neste período, um grupo de nove canadenses vem para cá e, em duplas com os brasileiros selecionados para o projeto, ficarão alojados em casas de famílias da comunidade e desenvolverão trabalhos de cunho social. Segundo Willian Nunes, este já será um teste de fogo, pois, mesmo próximo, terá que ficar longe da família.
O embarque para o Canadá está previsto para setembro. Serão três meses na província de Quebek, enfrentando barreiras como o idioma, as diferenças culturais e o rigoroso inverno de lá. Mas nada disso abala o jovem Willian, que sabe da importância desta experiência para sua vida. “Será uma outra visão de mundo, onde aprenderemos a trabalhar com as diferenças. É algo bem enriquecedor, principalmente em termos humanos”, enfatiza. Ontem, 15, o grupo teve uma reunião com um representante da Jeunesse Canada Monde e neste sábado, 17, começam a freqüentar um curso intensivo de Francês, língua falada na parte do Canadá que conhecerão.
O PROJETO – Os selecionados para o projeto não têm quase nenhum tipo de despesa, apenas custos com o passaporte, exames médicos e gastos pessoais. Gastos com passagem, hospedagem, alimentação e locomoção são custeados pelo projeto. Entre os principais objetivos do Rondon-RS/UNISC/Jeunesse Canada Monde estão o de realizar ações de grupos em comunidades socio-economicamente carentes, incentivando e apoiando iniciativas de superação de dificuldades na área da saúde, da educação, da habitação, do trabalho, do lazer, entre outras; oportunizar aos acadêmicos a participação em atividades curriculares complementares através de experiências diversas, que colaboram para a sua formação enquanto cidadão e futuro profissional de nível universitário, além do aprimoramento em relações humanas e do aprendizado de idiomas estrangeiros; oferecer a oportunidade de desenvolvimento individual na perspectiva da mobilidade cultural.