Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Corpus Christi, uma celebrao Eucaristia

Nesta quinta-feira, 15, a igreja católica celebra Corpus Christi, ou seja, a instituição da Eucaristia, sacramento de doação, morte e ressurreição de Jesus. A Festa do Corpo e Sangue de Cristo é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e, conforme a igreja, ressoa como eco da celebração da Quinta-feira Santa – do Tríduo Pascal. A festa de Corpus Christi foi introduzida no calendário universal pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transitutus, de 11 de agosto de 1264. A celebração teve sua origem na paróquia de Saint Martin, em Liège, em 1230, por influência da freira agostiana Juliana de Mont Cornillon, que requeria uma festa da Eucaristia no ano litúrgico. A cultura barroca enriqueceu a festa com todas as características de pompa, tornando-a uma profusão de cores, música e expressões de grandeza. O povo simples, no entanto, exprime a grandeza de sua fé e de sua devoção à Eucaristia pelas procissões e por inúmeras manifestações de piedade.
CANDELÁRIA – Conforme o padre Antônio Bremm (Tonico), da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Corpus Christi é uma festa popular, porque expressa ao mundo de forma organizada, viva e autêntica a fé do povo. Em Candelária, as comemorações iniciam com os tradicionais enfeites pelas ruas em várias partes da cidade, onde, no decorrer da manhã, irá passar a procissão. Antes disto, será celebrada uma missa às 9h na Matriz com liturgia especial relacionada à data. Segundo o padre, durante a procissão haverá quatro pontos específicos de bênção para norte, sul, leste e oeste. Ele ainda reforça seu convite aos fiéis para prestigiarem as comemorações de Corpus Christi. “Vão ser momentos de fé, de vida e de comunhão como povo de Deus, que quer ser discípulo missionário de Jesus Cristo no mundo de hoje”, ressalta.

Saiba mais
A Eucaristia é, por excelência, “mistério da fé”. A fé da igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia, “Quanto mais viva for a fé eucarística do povo de Deus, tanto mais profunda será a participação da vida eclesial por meio de uma adesão convicta à missão que Cristo confiou aos seus discípulos” (Sacramentum Caritatis, 6). A festa é expressão pública da fé na presença de Cristo em sua igreja por meio da Eucaristia, que congrega seu povo e o confirma na unidade pela participação à mesa da comunhão do Corpo e Sangue do Senhor. “A Igreja pode celebrar e adorar o mistério de Cristo presente na Eucaristia precisamente porque o próprio Cristo se deu primeiro a ela no sacrifício da cruz” (Sacramentum Caritatis, 14).