Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Desempenho econmico em alta

A divulgação de um ranking de desempenho econômico dos 29 municípios que integram as regiões do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra apresenta índices positivos de Candelária e o que é melhor: traz perspectivas ainda mais animadoras para o futuro. Os números do ranking econômico referem-se a 2006 e indicam que Candelária apresenta o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) na região, com R$ 112.882,347,71. No Estado, ocupa a posição 101 entre os 496 municípios gaúchos.
O vice-prefeito Ênio Hübner disse ontem que os dados são favoráveis, embora ressalte que estão baseados em um ano - 2006 - prejudicado por circunstâncias conjunturais negativas. “Esse ano ainda está afetado pela estiagem de anos anteriores e pela grande defasagem dos produtos agrícolas”, explicou. Mesmo assim, ele destaca o crescimento do PIB, registrado entre 1996 e 2006, de 74,02%. Hübner chama atenção que neste período os quatro municípios que estão a frente de Candelária apresentaram desempenhos muito inferiores. Santa Cruz do Sul cresceu 14,42%, Venâncio Aires 66,84% e Vera Cruz 18,12%. Já Rio Pardo apresentou um crescimento negativo de 0,41%.
Números ainda melhores podem ser observados no levantamento do PIB primário, que considera apenas a produção agropecuária. Entre os 29 municípios da região, o PIB primário de Candelária é apenas inferior ao de Venâncio Aires. No Estado, Venâncio Aires ocupa a 20ª posição e Candelária a 28ª. “Isso demonstra a pujança do setor agropecuário do município”, observa Ênio Hübner. A renda per capita de Candelária, conforme ressalta, ainda deixa a desejar, o que justifica pela grande população periférica da cidade e pelo alto número de jovens ainda fora do mercado de trabalho. Mas isso não diminui o otimismo do vice-prefeito em relação ao futuro. “Quando o levantamento basear-se nos números de 2008 e 2009, certamente Candelária apresentará índices ainda mais favoráveis”, projeta. Para tanto, leva em conta a maior valorização dos produtos agrícolas e os reflexos resultantes da instalação da Gazin e da ampliação de outras indústrias em funcionamento na cidade.