Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mobilizao pretende viabilizar centro para recuperar drogados

Uma reunião pretende iniciar amanhã, 31, à noite, a viabilização de um centro de recuperação de drogados em Candelária. O passo inicial já foi dado pela Associação Beneficente Estrela de Davi, um braço assistencial da igreja Assembléia de Deus sem fins lucrativos, ao firmar parceria com o Giseda – Grupo de Inclusão Social e Tratamento de Drogados e Alcoólatras –, que possui sua sede em Canoas e mantém uma chácara no município de Bom Retiro do Sul. Em síntese, o trabalho do grupo se dirige a drogados e alcoólatras, buscando a recuperação de jovens dependentes químicos na tentativa de incluí-los novamente na sociedade.
A partir das 19h30, na sede da igreja Assembléia de Deus (rua Intendente Albino Lenz, 500, ao lado do corpo de bombeiros), serão realizadas palestras e vídeos irão retratar histórias de dependentes; também terá apresentação de teatro com ex-drogados que mostram a realidade deste mal. Segundo os organizadores, não existem ideologias políticas ou reliogiosas por trás do evento, que busca exclusivamente reunir as forças da sociedade para a construção de um centro no município. Um terreno para este fim, com meio hectare de área, já foi doado por um casal residente na localidade de Rincão das Casas.
Ofícios convidando para a palestra foram dirigidos a autoridades, políticos, empresários e religiosos e durante a semana integrantes da Associação Estrela de Davi estiveram visitando os órgãos de imprensa para fazer a divulgação do evento e convidar também à população para que participe. A associação pede que cada um convide um dependente químico para a reunião e leve também um quilo de alimento não-perecível, que será repassado à Giseda, que atualmente abriga dois jovens candelarienses em tratamento contra a dependência.