Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

PSF III leva sade ao presdio

Desenvolvido pela enfermeira Priscila Bernardes e pela acadêmica de Enfermagem Indiara de Freitas, o “Projeto Cuidar” visa levar informações sobre saúde preventiva à população carcerária do Presídio Estadual de Candelária. Em uma parceria entre o PSF III, do bairro Rincão Comprido, e o presídio, são planejadas, gerenciadas, coordenadas e avaliadas ações em saúde. Tudo com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, técnica em enfermagem, assistente social e psicóloga.
Segundo os envolvidos, a história comprova que várias doenças infecto-contagiosas como tuberculose e Aids atingem significativamente os detentos brasileiros, já que o próprio ambiente prisional contribui para a proliferação de doenças. Neste sentido, o projeto visa atender de forma qualificada e humanizada esta população, pois a educação para a saúde é considerada o melhor método para manter os presidiários atualizados. Os encontros acontecem mensalmente, quando profissionais se deslocam até o presídio para mediar conhecimentos. “Através destes encontros é possível levar informações sobre as principais doenças e as formas de preveni-las”, explica Priscila. “É preciso valorizar o ser humano sem nenhuma forma de preconceito, uma vez que a saúde é um direito garantido de todas as pessoas mediante políticas sociais que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitários às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, completa.
OBJETIVOS - Intensificar e estimular o vínculo entre esta instituição e o PSF que lhe dá cobertura; Proceder a uma análise do processo de saúde-doença nesta instituição com o fim de identificar eventuais problemas e, em seguida, propor melhorias; Qualificar e humanizar a assistência a esta população; Estabelecer plano de promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo, através de uma equipe multiprofissional; Fortalecer e articular todas as iniciativas de humanização já existentes na rede pública; Melhorar a qualidade e a eficácia da atenção dispensada aos usuários da rede pública credenciada ao SUS; Modernizar as relações de trabalho no âmbito da saúde pública, tornando as instituições mais harmônicas e solidárias; Difundir uma nova cultura de humanização na rede pública credenciada ao SUS.