Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Eleies iniciam hoje

Em sua segunda edição, o projeto “Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo”, que iniciou em abril, realiza nesta semana, entre hoje e quinta-feira, a etapa em que os candidatos apresentam seus programas de governo (veja quadro) e recebem os votos dos alunos dos educandários participantes. Na sexta-feira, 6, às 9h, na secretaria municipal de Educação, acontecerá a contabilização dos votos, com a presença do prefeito, secretária de Educação e da comissão organizadora.
A exemplo do ano passado, o projeto atinge alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental, de que participam, com dois representantes, as escolas Adão Jaime Porto, Percílio Joaquim da Silveira e São Paulo. Já as escolas Christiano Affonso Graeff e São João Batista de La Salle, terão três representantes cada, devido ao grande número de alunos.
O objetivo do projeto é promover ações que despertem os estudantes para o exercício da cidadania a partir do contexto escolar. O que se pretende, é que os jovens construam conceitos e reconheçam a importância do comprometimento político, com base nos valores democráticos, além de oportunizar nova forma de relação entre o poder executivo e a classe estudantil. Também é finalidade do projeto descobrir estudantes líderes e contribuir para formação de cidadãos críticos e participativos. Os alunos eleitos durante a semana farão a composição da equipe de governo, que atualmente é composta pelo prefeito, vice-prefeito, nove secretários municipais de governo e mais o procurador geral do município, contabilizando doze vagas.
A solenidade de posse da equipe eleita acontecerá no dia 10, na prefeitura, às 8h, e após, os estudantes passarão o dia trabalhando em seus respectivos gabinetes, acompanhados dos titulares de cada pasta.

Onde tem eleição
Hoje, 3 de junho
Manhã - São João Batista de La Salle
Tarde - Escola São Paulo
Amanhã, 4 de junho
Manhã - Christiano Affonso Graeff
Tarde - Percílio Joaquim da Silveira
Quinta-feira, 5 de junho
Manhã - Adão Jaime Porto

Quem concorre
escola Adão Jaime Porto
Ana Paula Schultz e Keli Daiane Schwantz
ESCOLA Christiano Graeff
Alexandre Cunha, Andréia Müeller e Miriã Linhar
escola Percilio Joaquim da Silveira
Andressa Braga e Maiqueline Janine Bartz
escola São João Batista de La Salle
Adler Feistler, Geneci dos Santos e Juliana Bonelli
ESCOLA São Paulo - Linha do Rio
Daniel Felipe Schroeder e Douglas Rafael Jahnke

Memória
No dia 10 de agosto de 2007, um grupo de 11 estudantes ganhou pela primeira vez em Candelária o status de prefeito, vice-prefeito ou secretário municipal por conta do projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo. A partir da escolha de dois alunos por educandário, seguiu-se uma campanha dos 10 indicados em todas as escolas e a eleição para prefeito. A maior votação obtida por Camila Porto Ellwanger, aluna da Escola Adão Jaime Porto, lhe rendeu a indicação como prefeita estudantil de Candelária 2007. O segundo mais votado, Leandro Alves da Cunha, da Escola Christiano A. Graeff, foi nomeado vice-prefeito estudantil. A prefeita e o vice indicaram para o secretariado os demais participantes do projeto. Entre os dias 16 e 19 de junho deste ano, acontecerá nas escolas participantes o relato da experiência vivenciada junto ao executivo, pelos alunos do projeto.