Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A paix?o e Morte de Cristo no Botucara

As motivações são as mais diversas entre a multidão que alimenta uma tradição de muitos anos junto ao cerro Botucaraí na Sexta-Feira Santa. Alguns vão até lá para pagar promessa por uma graça alcançada. Há os que vão em busca de um pouco da água da fonte com supostos poderes de cura. Uma parcela significativa de romeiros cumpre uma missão de fé numa data de grande significado espirutual. E finalmente há quem é atraído pela simples movimentação popular no local. No ano passado, foi somada uma nova atração para quem participa da tradição da Sexta-Feira Santa no Botucaraí. Trata-se da encenação da Paixão e Morte de Cristo, que surpreendeu e emocionou o público presente.
O êxito e a boa repercussão alcançados pela iniciativa motivou os responsáveis a reeditá-la neste ano. Desta forma, Prefeitura, Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev) e Paróquia Nossa Senhora da Candelária uniram-se novamente numa parceria para viabilizar a dramatização dos momentos que culminaram na crucificação de Jesus Cristo e sua posterior ressurreição. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, destaca a valorização que a encenação traz para um evento importante do calendário oficial do município e que atrai grande número de visitantes. “A idéia é enriquecer a romaria ao Botucaraí através de uma apresentação de grande significado espiritual num ambiente de muita tradição e fé”, salientou.
A coordenadora da encenação, professora Alveni Santos, ressalta a importância e a oportunidade de reviver um acontecimento de grande relevância histórica através da participação de pessoas comuns. Neste aspecto, lembra que a apresentação terá em cena apenas atores amadores, todos voluntários. Ela avalia isso como uma experiência muito rica. “É muito bom podermos vivenciar algo assim em Candelária. Proporcionar ao povo uma melhor compreensão e conhecimento da história de Jesus Cristo através do teatro”, observou. Alveni considera que o local também favorece a encenação. “O cenário natural, ao pé do Botucaraí, é muito especial, uma vez que estimula a reflexão”, opinou. Ela diz que o grupo ainda tem bem viva na memória a emoção transmitida ao público no ano passado. “É essa a nossa principal motivação”, completou.
Prevista para iniciar às 10h da manhã, a encenação promete algumas inovações em relação ao que foi apresentado no ano passado. No último sábado, 31, aconteceu um ensaio no local em que a peça será apresentada. Outro aconteceu na noite de ontem, ao lado do Salão da Comunidade Sinodal, oportunidade em que foram finalizados os preparativos para a dramatização dos últimos passos de Cristo, que terá a participação de aproximadamente 35 pessoas. Vale a pena conferir esta nova apresentação teatral, arte que começa a ganhar impulso em Candelária.