Logo Folha de Candelária
Geral 13/12/2021 14:18
Por: Odete Jochims

Impulsionada por juros baixos, construção civil cresce nos últimos anos

Possibilidade de um aumento constante da taxa de juros, no entanto, preocupa no médio prazo

  • Caio Schuck e a Bauen Engenharia: pelos menos 20 projetos em andamento, com mais de 110 pessoas envolvidas, direta ou indiretamente
  •  Construção civil está dando sinais de força nos últimos anos
  •  Edifício Sunset: projeto está localizado na Rua Beira Rio, entre a 15 de Novembro e a Sete de Setembro

Mesmo sendo um dos ramos mais afetados pela crise político-econômica que aflige o Brasil desde 2014, a construção civil vem dando sinais de força no país. O setor com a maior variação positiva no saldo de empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foi precisamente a construção civil. Os números nacionais indicam que, no acumulado do ano, o crescimento relativo frente aos empregos formais existentes é de 13,51%. Isto não significa que a construção é o setor que mais cria emprega formais, mas é o que apresenta maior crescimento relativo.

Candelária está acompanhando essa tendência. Quem transita pela cidade não demora para se deparar com um canteiro de obras ou um novo loteamento tomando forma. Não é por acaso, portanto, que os números do município são condizentes com os do país. No acumulado do ano, o crescimento relativo nos empregos com carteira assinada é de 13,48%, virtualmente idêntico ao percentual nacional.

Para explicar a retomada recente da construção civil, especialistas costumam destacar o papel dos juros. Por razões diversas e complexas, o Brasil convive tradicionalmente com juros altos. No entanto, nos últimos anos, a taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) atingiu um patamar historicamente baixo. Em janeiro de 2016, a taxa Selic tinha um patamar estável de 14,25%; já em agosto de 2020, ela baixou para 2%. Este cenário facilitou muito as condições de financiamento. A pressão inflacionária, no entanto, vem revertendo este panorama favorável. Na última quarta, 8, o Banco Central indicou nova alta da taxa Selic, que retornou ao patamar de 9,25%.

 

O setor em Candelária

Engenheiro e empresário, Caio Schuck está há 12 anos no ramo da construção civil. Em 2015, fundou a sua própria empresa, a Bauen Engenharia. No início, a Bauen elaborava projetos e acompanhava obras. Não demorou muito, no entanto, para que a empresa passasse a ampliar seu escopo de atuação contratando mão-de-obra, executando seus projetos, fornecendo materiais, e assim por diante. Hoje, a Bauen possui, além da matriz em Candelária, uma filial em Santa Cruz do Sul, e sua atuação abrange toda a região do Vale do Rio Pardo. São mais de 110 pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em pelo menos 20 projetos em andamento, cuja área trabalhada totaliza cerca de 100.000m².

A percepção de Caio Shuck sobre a construção civil vai ao encontro dos institutos de pesquisa. Na visão do engenheiro, “a taxa de juros controlada foi excelente para o setor”. Apesar do crescimento da Bauen ter constantemente superado as expectativas internas da empresa, a tendência mais recente é de uma relativa desaceleração. A inflação, como nas outras áreas da economia, tem sido um fator a ser levado em conta. Segundo o levantamento mais recente do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), o acumulado da inflação nos últimos doze meses chegou a 14,68%. Apesar do cenário ideal não existir mais, a expectativa de Caio é de seguir crescendo, juntamente com todo o setor da construção civil.

Atualmente, um dos principais projetos da Bauen é o Edifício Sunset, localizado no Bairro Pôr-do-Sol. Serão duas torres com 16 apartamentos cada, totalizando 32 unidades. O residencial, projetado em conjunto com a Mirada Arquitetura e Design, contará com garagem, piso porcelanato, quiosque com piscina, academia externa anexa à torre, entre muitos outros atrativos. De acordo com Caio Schuck, as obras estão a todo o vapor e os apartamentos já estão sendo comercializados. Ele reforça que a obra está aberta a visitações e que a projeção de entrega é para outubro de 2023. Os apartamentos do Sunset estão em todas as imobiliárias da cidade e o número do plantão de vendas é: (51) 9 9621-3419.