Por: Arthur Mallmann
Topógrafos iniciam trabalho na Linha do Rio
Segundo DAER, intervenção será focada nos pontos mais danificados pela água; por ora, não há cronograma para a obra
A recuperação da VRS-858, na Linha do Rio, gravemente atingida pelas enchentes de maio, deu seus primeiros passos na manhã da última quarta, 27, com o início dos trabalhos de levantamento topográfico primitivo. Essa etapa inicial é fundamental para mapear e identificar todas as características do terreno, permitindo a definição precisa dos pontos que necessitam de intervenção.
De acordo com o superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) de Santa Cruz do Sul, o engenheiro Leonardo do Amaral Ribeiro, o foco neste momento é analisar os trechos mais danificados pela água, especialmente onde o traçado original da via já não existe. O levantamento será determinante para direcionar as ações do projeto, priorizando áreas que apresentam risco de erosão e colapso iminente.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pela RGS Engenharia, a mesma empresa responsável pela obra da ERS-410, conhecida como estrada do Pinheiro, em parceria com o DAER. Segundo um funcionário da empresa, a previsão é que o levantamento avance a um ritmo de cerca de três quilômetros por dia, o que possibilitaria a conclusão dessa etapa em aproximadamente uma semana, caso o cronograma seja mantido.
O trecho da VRS-858 compreende cerca de 12 quilômetros no total, e uma análise detalhada será realizada para identificar os pontos mais comprometidos. Em alguns locais, apesar dos buracos, o asfalto ainda está preservado, mas as bordas estão corroídas, o que pode levar à erosão em caso de novas chuvas. Esses pontos também exigem intervenção imediata para evitar agravamento.
Apesar do início promissor dos trabalhos, o DAER ainda não divulgou o cronograma para a execução das obras. Por ora, também não haverá ação de tapa-buracos ou recapeamento. Contudo, o levantamento topográfico representa um passo importante para a recuperação de uma estrada essencial para a região.