Logo Folha de Candelária
Polícia 23/03/2018 16:41
Por: Diego Foppa

Lideranças e autoridades debatem a violência contra a mulher

Evento aconteceu na última quarta, 21, na AABB, em Candelária, com o propósito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema

Lideranças das áreas da segurança pública, Judiciário, Legislativo e Executivo, assim como inúmeras entidades que prestigiaram, estiveram reunidas na noite da última quarta, 21, na sede da AABB, em Candelária, para um importante evento intitulado como "Vida de Maria e Violência de Gênero". Aberto à comunidade em geral, o debate foi uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Candelária por intermédio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, e teve como objetivo principal chamar a atenção da sociedade sobre o tema em debate e ouvir a posição dos convidados que representavam todos os órgãos envolvidos diretamente com o atendimento as denuncias de violência.  
A abertura do bate-papo foi conduzido pela Juíza da 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul, Márcia Inês Doebber Wrasse, que expôs o projeto de combate a violência contra a mulher, aplicado por ela em Venâncio Aires, quando atuava no município, projeto este que também concorreu e foi pré selecionado ao prêmio INOVARE. Logo após, os integrantes da mesa composta pelo Juiz da Comarca de Candelária, Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes, o promotor Martin Albino Jora, a delegada substituta de Candelária, Ana Luisa Aita Pippi, capitão da Brigada Militar, Renan Dutra, a psicóloga do Presídio Estadual de Candelária, Denise Souza Ritzel,  a coordenadora do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS), Maristela Rohlfes e demais, questionaram a aplicabilidade do projeto apresentado, deram sugestões, e apresentaram o projeto que vem sendo desenvolvido pela rede de apoio da SMAS – CREAS, apresentando um documentário com três depoimentos de mulheres vítimas de violência que já estão sendo atendidas nos encontros. O referido projeto apresentado pelo CREAS contará com o apoio da OAB, que prestará nos encontros mensais o acompanhamento e a orientação jurídica às vítimas de violência, que será feito por advogadas voluntárias. Na ocasião, a psicóloga da casa prisional do município, também ressaltou como está vem sendo realizado o tratamento do agressor na penitenciária. “Foi um evento brilhante. Conseguimos atingir nosso objetivo, que era chamar atenção da sociedade e discutirmos o assunto com diversos órgãos para buscarmos sugestões para projetos serem aplicados efetivamente”, disse Giovana, vice presidente da Subseção da OAB Candelária e coordenadora da CMA que completou realizando um agradecimento especial. “Fica o meu muito obrigado à AABB pelo cedência do prédio, ao grupo de teatro Cara & Coragem através da pessoa de Lilian Schuenke, que juntamente com Alveni Santos, representaram competentemente a Deusa da Justiça – Têmis, e também a toda imprensa escrita e falada”. Ao todo, aproximadamente 120 pessoas participaram do evento.