Logo Folha de Candelária
Meio Ambiente 29/04/2024 11:01
Por: Charles Silva

Encontro do RS Sustentável: Cada Gota Conta debateu o futuro da água no RS

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado, reuniu autoridades, especialistas e produtores rurais para debater soluções para os desafios da segurança hídrica e do desenvolvimento sustentável da agricultura

O futuro da água no Rio Grande do Sul foi o tema central do 1º Encontro do RS Sustentável: Cada Gota Conta, realizado na última sexta, 26, na Câmara de Vereadores de Sobradinho. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado, reuniu autoridades, especialistas e produtores rurais para debater soluções para os desafios da segurança hídrica e do desenvolvimento sustentável da agricultura.

A água como fator de desenvolvimento e equilíbrio ambiental

O tema da água como fator de desenvolvimento e equilíbrio ambiental foi amplamente debatido durante o evento. O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP), destacou a importância da participação dos municípios na execução dos projetos de reservação de água e irrigação. "É no município que se fará a implantação daquilo que deve mitigar a seca e propiciar, especialmente na pequena propriedade rural, ganhos de produtividade", reconheceu.

O senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS) defendeu a construção de pequenas barragens e de pequenas centrais hidrelétricas como solução para os problemas de estiagens e enchentes no RS. "Com a construção destas pequenas hidrelétricas teremos energia para a irrigação e poderemos ter mais quantidade e qualidade nas safras", assegurou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, louvou a iniciativa de enfrentar um tema tão caro ao estado do Rio Grande do Sul (RS). "Todos os estudos e pesquisas já foram amplamente debatidas no país, agora, cabe a todos nós, de forma coletiva, soltar as amarras daqui que impedem o Estado de superar este momento de insegurança hídrica e os sucessivos prejuízos que enfrentamos. Só podemos enfrentar isso com a compreensão e a participação de todos", diagnosticou.

Soluções para os desafios da água

O segundo painel do encontro tratou das soluções para os desafios da água. Alexandre Scheifler, diretor de Ações Integradas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, apresentou dados relativos às legislações sobre recursos hídricos e à capacidade adaptativa a riscos e impactos resultantes da mudança do clima e desastres naturais. Ele defendeu uma força tarefa entre Poder Público, universidades, Emater e Embrapa no desenvolvimento de novas tecnologias para solucionar os gargalos relacionados ao tema da reservação de água.

Marcelo Kronbauer, engenheiro ambiental da Unisc, falou sobre o pagamento por serviços ambientais, instrumento econômico que busca recompensar todo aquele que, em virtude de suas práticas de conservação, proteção, manejo e recuperação de ecossistemas, mantém ou incrementa o fornecimento de um serviço ambiental. Ele defendeu a recuperação das bacias hidrográficas.

Manuel Fernandes, engenheiro químico, abordou o tema do tratamento da água a partir da experiência de sua empresa, a Leal Soluções e Engenharia. O engenheiro químico apresentou como funciona um equipamento criado no RS, o oxigenador de alta performance, que adiciona o elemento químico dissolvido na água muito rapidamente, além de facilitar o processo oxidativo avançado.


Este encontro foi um primeiro passo para o debate sobre o futuro da água no Rio Grande do Sul. O evento reuniu diversos atores importantes para discutir soluções para os desafios da segurança hídrica e do desenvolvimento sustentável da agricultura. As informações e ideias apresentadas durante o encontro servirão de base para a elaboração de políticas públicas e projetos que visam garantir a água para as futuras gerações.