Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Frente de apoio a Lauro realiza convenes domingo

O prazo para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador encerra no próximo dia 30. Porém, seis partidos devem ratificar no próximo domingo, 22, no Clube Rio Branco de Candelária, o lançamento oficial da candidatura à reeleição do atual prefeito, Lauro Mainardi, do PMDB, às eleições de outubro próximo. Um entendimento entre o PMDB, PDT, PTB, DEM, PSB e PT também irá confirmar a candidatura do pedetista Rui Leopoldo Beise como candidato a vice-prefeito.
PROPORCIONAL – Com a chapa na majoritária já definida, os partidos da futura coligação alinhavam as coligações para as chapas proporcionais – para a eleição de vereador. Até ontem estava definida somente a coligação entre o Partido Trabalhista Brasileiro e o Partido dos Trabalhadores, que deverá lançar pelo menos 15 candidatos à vereança. A informação é da presidente Lurdes Ellwanger, do PTB, ratificada por Cláudio Petermann, do PT. O PDT já está com a nominata completa, segundo alegou o presidente da sigla, Percival Freitas. “A prioridade é dar a oportunidade aos companheiros de partido”, alegou o dirigente. No entanto, o PDT não descarta coligação com outro partido se houver alguma desistência. O PMDB e o PPS, através dos presidentes José Luiz Gomes e Sandra Cândido, informaram ontem que ainda não há definição em relação à coligação na chapa proporcional, o mesmo ocorrendo com o Democratas, segundo informou o presidente Marco Treichel.
A convenção que reúne os cinco partidos no Clube inicia às 9h e vai até o meio-dia. Durante a semana, os dirigentes da siglas ainda aguardavam a confirmação de presença de deputados estaduais e federais. Sérgio Moraes, deputado federal do PTB, e Heitor Schuch, deputado estadual do PSB mais votado em Candelária em 2006, são presenças confirmadas. O PMDB ainda aguarda a presença do ex-governador Germano Rigotto e dos deputados Edson Brum e Mendes Ribeiro Filho.

Nomes da oposição permanecem indefinidos
Contatados ontem pela reportagem da Folha, dirigentes do Partido Progressista (PP) e do PSDB confirmaram que realizarão suas convenções no dia dia 28 de junho, das 9 às 12h, na Câmara de Vereadores, juntamente com os dois outros partidos que deverão fechar a coligação, o PPS e o PRB. Enquanto isso, o clima é de indefinição em relação aos nomes que irão formar a chapa majoritária. Pela manhã, a secretária do PP, Suzana Couto da Silva, disse que no decorrer do dia poderiam surgir novidades, o que acabou não se confirmando. Ao final da tarde, retornando o telefonema feito pela manhã, o presidente dos tucanos, André Carlos Rohde, ratificou o que Suzana havia falado, mas confessou que existe a possibilidade de o PSDB concorrer como cabeça de chapa nas eleições de outubro, dependendo de reunião que deve acontecer com os membros do diretório nos próximos dias. “Se a maioria achar que devemos concorrer como cabeça de chapa, iremos concorrer”, afirmou Rohde. Perguntado se seria ele o candidato do partido, respondeu afirmativamente. Resta aguardar agora a posição do PP, se seu maior expoente, o ex-prefeito Elcy Simões de Oliveira, vai mesmo tentar o quinto mandato ou irá figurar como coadjuvante na chapa majoritária. O que está acertado é que, devido às grandes nominatas, PSDB e PP não coligam na chapa proporcional.