Por:
A chapa da situao: Lauro Mainardi e Rui Beise
Desde domingo, 22, Candelária já tem uma candidatura definida na eleição para prefeito. A realização das convenções do PMDB, PDT, PTB, DEM, PT e PSB - todas no Clube Rio Branco - referendou a candidatura do atual prefeito Lauro Mainardi à reeleição. O pedetista Rui Beise irá concorrer a vice-prefeito. A definição alguns dias antes do final do prazo contraria a rotina da maioria dos municípios e do próprio histórico recente da política local. Na verdade, a aliança havia sido acertada já no último dia 6, conforme a Folha noticiou em sua edição do dia 10 e foi apenas oficializada no domingo. Na eleição para vereador, as seis siglas acertaram as seguintes coligações: PMDB/DEM, PTB/PT e PDT/PSB.
Durante o encontro - prestigiado por um expressivo número de simpatizantes - aconteceram manifestações antecipando os discursos de campanha. Convidado especial, o deputado federal Sérgio Moraes (PTB) declarou que, a exemplo do que aconteceu em Santa Cruz do Sul, em Candelária o PP atrasou o desenvolvimento do município. “Durante muitos anos venderam a idéia de que estava tudo certo. Mas o Lauro mostrou uma realidade nova, de progresso e melhor qualidade de vida para a população”, salientou. Moraes defendeu a união de todos os partidos em favor da continuidade do atual modelo de gestão.
O presidente do PDT, Percival Freitas, iniciou as falas dos representantes dos partidos coligados, destacando que o partido optou pelo lado de quem está realizando um serviço pelo crescimento de Candelária. Marco Treichel (DEM) disse que o momento exige que os partidos esqueçam eventuais divergências para buscar o melhor para Candelária. Lurdes Ellwanger (PTB) lembrou que mais do que o tamanho, o que importa numa coligação é a sua qualidade. Já o petista Aristides Feistler defendeu uma política de responsabilidade com os interesses da população, afirmando que o PT estará engajado neste propósito. Falando em nome do PSB, Sandra Cândido, observou que Candelária precisa continuar nas mãos de pessoas competentes e comprometidas com as necessidades da comunidade. O presidente do PMDB, vereador José Luis Gomes, definiu o atual governo como o maior que Candelária já viu, defendendo sua continuidade. “Para fazer em oito anos o que não se fez em 60”, completou.
A fala dos candidatos
Convidada a se pronunciar, a primeira-dama Jussara Mainardi chamou a presidente do PMDB Mulher, Cláudia Silveira para falar em nome das mulheres presentes. Cláudia cumprimentou a todas as mulheres que vão concorrer em nome da coligação, solicitando empenho e dinamismo de todos durante a campanha. “A cara da mulher está muito bem retratada na cidade através do trabalho de Jussara Mainardi”, completou.
O candidato a vice-prefeito, Rui Beise, ressaltou o resgate da auto-estima promovido pela atual administração. “Hoje o cidadão tem prazer de dizer que é de Candelária”, opinou. Por isso, Beise disse que o tom da campanha não será de críticas aos adversários, mas sim de valorização das obras realizadas. Neste aspecto, elogiou a participação no governo do atual vice-prefeito Ênio Hübner. Ao encerrar, agradeceu a confiança recebida para ocupar um lugar cobiçado pela grande maioria da população: ser o vice de Lauro Mainardi.
Muito aplaudido pelos presentes, Lauro Mainardi declarou-se gratificado com as manifestações e com o fato de poder sair às ruas de cabeça erguida. Destacou o desenvolvimento alcançado pelo município, demonstrado pelo aumento de receita de 109% em quatro anos. Dividiu o mérito pelos resultados com o vice Ênio Hübner e toda a equipe de governo e os funcionários. Lauro disse que sua candidatura é de sacrifício pela dedicação durante 24 horas que o cargo exige, mas é motivada pela vontade de permitir que o semelhante viva dias melhores e de prosseguir contribuindo para o desenvolvimento de Candelária.
Os candidatos a vereador *
PMDB - José Luiz da Silva Gomes, Cristiano Pinto Becker, Alan Patrick Wagner, Euclides Silveira Rodrigues, Gerson Augusto Larger (Nego), João Antônio de Moraes, Osmar Luiz Schelb, Paulo Cristiano da Cunha, Ramiro Winkelmann, Ana Cristina Schmidt, Glaci Helena Behling Gomes e Terezinha Goularte
PDT - Leonir de Menezes, Ovídio da Silveira, Darci Beise, Hilton Schroeder, Paulo Hoffmann, Adão Ourives, Carlos Gomes da Rosa, Isaura da Silva, Valmir Martins de Mello, Dirceu Franceschett, Marcelo Vargas, Silvana Follmer e Tânia da Silva
PTB - Maria de Lurdes Bernadete Ellwanger, Paulo César Polly, Joel Nunes dos Santos, Mara Regina Fagundes, Claci Cezar Alves, Lauro Zilch, José Luiz Batista de Andrade e Ricardo Calheiro
PT - Aldo Petermann, Eliseu Roehrs, Hardi Richard e Sadi da Fontoura Porto
DEM - Nelsi do Prado
PSB - Selmar Sandro Skolaude
(*) Relação ainda sujeita a alterações até o dia 05/07