Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Candelria mobiliza 1.695 pessoas na Consulta Popular

Foram divulgados ontem à tarde os resultados do Processo de Participação Popular de 2008 em Candelária. A contagem dos votos das seis urnas do município aconteceu nas dependências da escola São Paulo, na Linha do Rio, sob a coordenação de Air Menezes, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude). Os números oficiais apontam que 1.695 votantes participaram da consulta, o que totaliza 5.085 votos, já que cada pessoa podia assinalar até três projetos.
Dentre os nove projetos disponibilizados para o Vale do Rio Pardo, cinco beneficiam diretamente Candelária, que escolheu três deles como prioritários: Viaturas e kits para a Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe (1.572 votos); Arranjo produtivo do leite (1.512 votos); Implantação de pomares (1.515 votos).
AVALIAÇÃO – Segundo Air Menezes, a votação não foi muito expressiva e ficou abaixo das realizadas em anos anteriores. Para ele, isso aconteceu talvez por falta de sensibilidade das áreas favorecidas nas outras consultas, que em 2008 não colaboraram como deveriam com a segurança e agricultura. “Em 2007 a Brigada Militar e a Polícia Civil estiveram mobilizadas para auxiliar a saúde e a educação, mas este ano ficaram praticamente sozinhos. Faltou contrapartida”, exemplifica. Todavia, Comude e prefeitura estão esperançosos e torcem para que o município seja beneficiado com as prioridades escolhidas. Os organizadores agradecem a todas as pessoas que participaram e também a todos que ficaram responsáveis pelas urnas. O resultado final da Consulta Popular no Vale do Rio Pardo deverá ser conhecido na próxima semana. Na terça-feira, 1º de julho, está prevista uma reunião na sede do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) na Unisc, em Santa Cruz do Sul, para apresentação dos saldos das votações nos municípios.

Votação por projetos
(1) Viaturas e kits para a Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe: 1.572 votos;
(2) Viaturas e kits para a Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Susepe: 235 votos;
(3) Kits BM, Polícia Civil e Susepe: 30 votos;
(4) Viatura e Kits BM, kits PC, Susepe: 15 votos;
(5) Construção de açudes: 170 votos;
(6) Arranjo produtivo de leite: 1.512 votos;
(7) Implantação de pomares: 1.515 votos;
(8) Mecanização associativa rural: 32 votos;
(9) Implantação sistema pastoreio rotativo: 4 votos.