Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

PDT volta ? Administra??o de Novo Cabrais

Ainda faltam 19 meses para as eleições municipais de 2008, mas as costuras políticas das últimas horas entre PP, PDT e PFL já indicam a largada na corrida pela prefeitura de Novo Cabrais. O prefeito Valério Lawall telefonou ontem à redação da Folha de Candelária, para contar com exclusividade sobre a mudança em seu secretariado e também a volta do PDT à administração municipal. Com isso, o PP ganha um aliado e perde um oponente, já que nas últimas eleições os trabalhistas concorreram ao lado do PMDB contra Lawall, indicando inclusive o candidato a vice. A maior novidade fica por conta da nomeação, hoje, do ex-presidente da Câmara de Vereadores, o pedetista Valnei Rios, para a secretaria da Agricultura. Não constitui novidade alguma o mal-estar entre Rios e os vereadores do PMDB. Segundo ele, os peemedebistas estavam legislando em causa própria e deixando de lado os interesses do município pela simples birra dos vereadores com o prefeito. O projeto de lei que criou o cargo de assessor jurídico da prefeitura, em que Valnei Rios acabou votando ao lado dos vereadores de situação, foi o pivô da crise entre PDT e PMDB e que determinou sua saída da oposição. Com o voto de Rios, o projeto acabou sendo aprovado por 5x3.
Na Câmara, assume o primeiro suplente do PDT, Milton Vitório Calonti, mas as mudanças não param por aí. Marta Garske, do PFL, deixa a pasta da Agricultura para ser a nova secretária da Educação, no lugar de José Luiz de Moura, que assume a secretaria da Saúde. Erno Kochenborger, até então titular da pasta, reassume a secretaria de Finanças, no lugar de Jair Antônio Dias, que passa a ser titular do cargo recém-criado de assessoria jurídica voltada ao atendimento da população. Silomar Garcia continua no cargo de procurador jurídico e o professor Celso Martins, conforme a Folha já noticiou em edições anteriores, irá chefiar o complexo educacional Teófilo Streck, de Arroio Bonito.
CONTINUIDADE – O prefeito Valério Lawall destacou que as mudanças têm por objetivo dar continuidade ao trabalho realizado até então. “Fico preocupado com o futuro, por isso precisamos unir forças e continuar neste ritmo de trabalho, crescimento e desenvolvimento que alçou Novo Cabrais à condição de município que mais cresce na região centro do estado”, observou. Indagado sobre seu futuro político – o prefeito não pode ser eleito por três vezes consecutivas –, Lawall explicou que são várias as opções, entre elas a candidatura a uma vaga na Câmara de Vereadores. Se eleito e se sua base vencer também a corrida à prefeitura, ele certamente irá integrar o primeiro escalão como secretário da Saúde, uma vez que não é segredo sua predileção pela pasta. Outra certeza, segundo Lawall, é que o PP irá encabeçar a chapa da situação e, possivelmente, o PDT indicar o candidato a vice. “Mas ainda é muito cedo para falar em nomes”, concluiu Lawall.