Por:
O adeus s tipuanas
Durante esta semana a mobilização do pessoal da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente chamou a atenção de quem passava pela Avenida Pereira Rego. Com o auxílio de máquinas, foram removidas árvores que, conforme o secretário Orlando Kochenborger, estavam danificando tubulações de água e esgoto, além de oferecer riscos à população. Ele ainda explica que todo o trabalho feito é corretivo e está de acordo com a lei de arborização do município, que prevê a substituição gradativa das árvores por espécies que não causem conflitos com equipamentos urbanos. “Faremos um levantamento em outros pontos para constatar se é preciso arrancar outras árvores”, esclarece.
O secretário ainda lembra que as tipuanas são as que mais causam problemas, por terem raízes radiantes e também devido a podas errôneas feitas em outras oportunidades. Neste sentido, ele alerta a população que não realize podas sem contatar a secretaria, já que todo corte deve seguir normas técnicas. “Cada caso será avaliado individualmente”, pondera. Quem não obedecer a regulamentação está sujeito a ser multado.
APROVAÇÃO – A comerciante Vanilda Porto, proprietária do restaurante Ki-Komida, aprovou a ação feita no centro da cidade e conta que essa já era uma antiga reivindicação sua. A intenção dela é fazer um calçadão entre a avenida Pereira Rego e a rua Botucaraí, investindo no embelezamento da esquina. Conforme conta, no lugar das antigas árvores serão plantadas sibipirunas. Além disso, os canteiros serão ornamentados com flores e pedriscos e, para dar um ar ainda mais belo, o casarão edificado em 1907 será completamente restaurado.