Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Americanos no Botucara

O dia definitivamente não foi o ideal. Além do terreno úmido - e, por isso, escorregadio - por causa da chuva do dia anterior, a forte cerração frustrou por completo a visualização da paisagem mais distante. Mesmo assim, um grupo de oito norte-americanos participou na quarta-feira, 9, de uma expedição até o topo do cerro Botucaraí. A excursão foi motivada pelo interesse em recolher maiores informações e imagens do local e também pela vontade de exercitar o espírito de aventura. Com exceção de uma das mulheres - que preferiu ficar no caminho esperando pelo retorno dos demais - o grupo venceu o desafio, apesar de alguns terem sofrido pequenas escoriações em conseqüência dos inevitáveis escorregões experimentados no caminho. Os norte-americanos foram acompanhados por Fernando Schmidt Auler e o secretário Jorge Mallmann, em nome da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, e pelo bombeiro voluntário e presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), Roque Rathke.
Conforme a Folha destacou na sua edição de terça-feira, 8, os americanos liderados pelo prefeito Andrew Jackson, prefeito da cidade de Candelária situada no Estado do Texas, manifestaram interesse em liderar a implantação de um ambicioso empreendimento junto ao Botucaraí. Segundo explicou Robert Leonard, por enquanto trata-se de uma idéia trazida ao município que, no entanto, deverá se materializar num projeto melhor estruturado. Para tanto, segundo acrescentou, era importante fazer um melhor reconhecimento do terreno e de toda a área que cerca o cerro. Essas informações serão usadas para a elaboração do projeto que Jackson e Leonard querem apresentar em meados de agosto próximo, quando planejam retornar à cidade.
Mesmo cansados pela dificuldade da subida, os americanos sentiram-se recompensados ao chegar no topo. Não faltou quem fizesse, via celular, uma ligação a conhecidos nos Estados Unidos para contar a façanha. A única frustração foi mesmo o tempo fechado que retirou dos visitantes a oportunidade de ver e registrar nas câmeras fotográficas as belíssimas paisagens que o alto do Botucaraí oferece. E isso motivou uma vontade confessada pela maioria: voltar ao local em outra ocasião, num dia iluminado pelo sol.