Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Radar

Alguém acredita?
A assessoria do deputado Adolfo Brito enviou nota à redação esta semana informando que está iniciando (mais) uma operação tapa-buraco na RS-400, entre Candelária e Arroio do Tigre. Isto até que o governo do Estado busque condições financeiras para realizar uma recuperação estrutural. A desculpa da vez veio do secretário-adjunto de Infra-Estrutura e Logística do Estado, Adalberto Silveira Netto, que informou ao deputado Brito que o governo federal diminiu em 42% o percentual de retorno do imposto dos combustíveis. Com isso, o Plano de Recuperação de Rodovias anunciado pelo governo precisou ser revisado para que fossem incluídos recursos do Tesouro – o que acabou prejudicando a programação inicialmente definida. Apesar do empenho do deputado, o jornal não acredita mais em nenhuma informação vinda do governo do Estado. O problema é antigo mas sempre aparecem novas evasivas para postergar o impostergável; ou talvez o que precise para sensibilizar as “autoridades” seja morrer mais algumas pessoas no trecho.
PS.: A operação em Arroio do Tigre iniciou ontem, com material suficiente para tapar um metro quadrado de buracos.

Ação civil pública
Os problemas enfrentados por usuários da RS 400 resultaram em ação civil pública proposta pelos promotores de Justiça Martin Alino Jora, João Afonso da Silva Beltrame e Elemar Gräbner, de Arroio do Tigre, Sobradinho e Candelária, respectivamente. A juíza de Sobradinho, Daniela Conceição Zorzi, concedeu no dia 27 de junho a liminar requerida pelo MP e determinou que o governo do Estado e o Daer façam reparos na RS-400 e na RSC-481, que ligam Candelária a Arroio do Tigre. Da decisão, sobre a qual ainda cabe recurso, no prazo de 45 dias devem ser feitas restaurações emergenciais, que incluem uma operação tapa-buracos e o recapeamento de alguns trechos com massa asfáltica.

O investimento no Botucaraí
O vice-prefeito Ênio Hübner entrou em contato com a coluna para lembrar que durante a visita anterior da comitiva liderada pelo prefeito da Candelária norte-americana foram debatidas possibilidades de investimentos para alavancar o desenvolvimento da cidade. Hübner disse que na oportunidade ocorreu-lhe de sugerir um projeto envolvendo um teleférico para o cerro Botucaraí, possibilidade que ganhou força com a nova visita dos americanos.