Por:
Dia destinado aos aventureiros
Uma tarde destinada à aventura. Foi disputada no último sábado, 19, a 1ª Aventura nas Trilhas de Candelária e a 2ª Maratona de Mountain Bike Terra dos Dinossauros. Os eventos atraiu um bom público em frente àCasa de Cultura Marco Mallmann e levou muita emoção as localidades do interior por onde as respectivas competições se deslocaram.
TRILHA – Segundo Airton Teichmann, um dos organizadores do evento, a 1ª Aventura nas Trilhas de Candelária reuniu 32 participantes de Candelária, Vale do Sol e Cerro Branco. Os trilheiros passaram pelas localidades de Linha Bernardino, Linha Curitiba, Linha Boa Vista e Sesmaria do Cerro, chegando até à santa fonte do Cerro Botucaraí, percorrendo um total de 45 km. A largada aconteceu às 14h e a chegada às 17h30, em frente à Casa de Cultura. Após, todos os trilheiros receberam um certificado de participação. “Os visitantes elogiaram a trilha, pois procurou valorizar as potencialidades turísticas de Candelária”, salientou Teichmann. Para o próximo ano, os organizadores já planejam convidar mais seis cidades com o intuito de divulgar a Terra do Botucaraí em outros locais do Estado. Teichmann faz um agradecimento especial a todos os agricultores que autorizaram a passagem da trilha pelas suas propriedades e a todos os participantes. A 1ª Aventura nas Trilhas de Candelária foi uma realização da prefeitura municipal de Candelária em parceria com o grupo Trilheiros do Império.
BIKES – Também no sábado, aconteceu a 2ª Maratona de Mountain Bike Terra dos Dinossauros. O evento reuniu 14 ciclistas, oriundos de Candelária e de algumas cidades da região central do Estado. Os ciclistas foram divididos nas categorias força livre, estreantes, master e feminino. A largada aconteceu às 13h30. Os participantes pedalaram 55 km e seguiram em direção a Prainha, RS400, Passa Sete até a Ponte do Império e após até a localidade de Serra Velha, retornando pelo mesmo caminho. O primeiro a chegar, após 1h58min, foi Joel Scherer, de Candelária, vencedor na categoria força livre. Na estreantes, o vencedor foi Marlon Israel Bernardo, de Candelária. Na master, Cezar Alexandre Zig, de Candelária, sagrou-se campeão e no feminino, Gabriela Martin, de Candelária, conquistou o 1º lugar. Os vencedores e demais colocados receberam troféus da organização. O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Candelária e Associação Candelariense de Mountain Bike.
Premiados nas bikes
Força Livre: 1º Joel Scheeren (Candelária), 2º Alex Boer (Candelária), 3º Baltazar Braga (Candelária) e 4º José Augusto Kolbe (Candelária); Estreantes: Marlon Israel Bernardo (Candelária), Gabriel Paim Amaral (Cachoeira do Sul), Jerônimo Wernz (Candelária), 4º Francisco Genésio Rossini (Santa Maria), 5º Rafael Rossato de Assunção (Santa Maria); Master: 1º Cezar Alexandre Zig (Candelária) e Feminino: 1º Gabriela Martin (Candelária).