Por:
A produo de milho em destaque
Durante a tarde de ontem, 31, a Agrokottwitz, juntamente com a Dow AgroSciences e Sicredi, promoveu no Clube Rio Branco um encontro sobre o cultivo do milho. Produtores de Candelária e de outros municípios da região participaram da atividade, que teve como objetivo informar os presentes sobre tecnologias e manejo do milho e ainda repassar informações preciosas sobre as novas regras do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária).
Um dos palestrantes do encontro, Evandro Marcos Kappke, técnico agrícola do Sicredi, mostrou aos presentes o regulamento do Proagro para o plano safra 2008/2009. Regras oriundas do manual de crédito rural do Banco Central e que independem de políticas das instituições financeiras. Em seu pronunciamento, Kappke enfatizou questões importantes, como enquadramentos, taxas e eventos amparados ou não pelo programa. Uma das novidades este ano, segundo explicou, é que em todas as operações acima de R$ 12 mil os produtores devem, obrigatoriamente, fazer a análise química e física do solo. “Há muitas dúvidas sobre o Proagro. É fundamental que todos os detalhes sejam esclarecidos para que ninguém deixe de ser beneficiado por desinformação”, destaca.
Falando mais diretamente sobre milho, Pedro Canto do Canto, do setor de desenvolvimento de produtos da Dow, fez uma abordagem sobre a produção do milho, demonstrando um histórico sobre as fases da evolução do cultivo e do maquinário. Segundo ressaltou, foi durante esta evolução, no surgimento do inovador plantio direto, que houve uma falha na engrenagem: os produtores se esqueceram da importância da rotação de culturas. “Não existe plantio direto sem rotação de culturas”, reforçou. Canto destacou que o nabo forrageiro, a ervilhaca e a aveia preta são os plantios mais indicados para a proteção do solo e fortalecimento dos nutrientes nos meses de inverno.
Durante sua palestra ele também demonstrou as novidades sobre engenharia genética. Hoje, o milho transgênico já pode ser plantado no Brasil, desde que os produtos estejam registrados junto ao Ministério da Agricultura. “É um método que traz muitas soluções para a agricultura e auxilia na despoluição do meio ambiente”, garantiu. Por fim, o palestrante falou sobre as cultivares de milho híbrido da Dow que serão comercializadas pela Agrokottwitz e demonstrou os resultados do Dia de Campo realizado no mês de março na propriedade de Erni Hintz, na Rua da Praia, em Candelária.