Por:
Candelria ter Plano Local de Habitao de Interesse Social
Em busca de alternativas para a questão habitacional, a prefeitura de Candelária, através das secretarias municipais de Planejamento e de Assistência Social e Habitação, está iniciando a caminhada para a realização do Plano Local de Habitação de Interesse Social, que prevê promover o acesso à moradia digna.
Assim como no Plano Diretor, o PLHIS é uma fonte de subsídios. Dará todo o suporte para apontar as reais necessidades do município no que se refere à habitação nas áreas urbana e rural e ainda será um facilitador na aquisição de recursos estaduais e federais para a construção de casas populares. Hoje, o Plano de Habitação é uma exigência da Caixa Econômica Federal para facilitar a liberação de verbas. “Os municípios que têm o plano recebem benefícios com mais urgência”, explica Leandra Sartori, secretária municipal de Assistência Social e Habitação.
A empresa Latus – consultoria, pesquisa e assessoria de projetos LTDA, ganhadora do processo licitatório, já começou os trabalhos de estruturação das diretrizes do projeto. Nos próximos dias, após a fase de planejamento, será feito o lançamento oficial do plano, cuja construção será uma atividade participativa, devendo contar com a colaboração dos setores públicos, privados, técnicos, associativos, sindicais e acadêmicos. Para Leandra, o PLHIS é uma grande conquista para Candelária. “O plano vai trazer muitas informações, dados estatísticos e as reais necessidades para os projetos sociais na área de habitação”, comemora.