Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A noite dos campees do Municipal

Chegou o grande dia. Para os vencedores, a consagração. Para os derrotados, o gostinho de ter chegado próximo. Logo mais, a partir das 19h30, Candelária conhecerá os campeões do Campeonato Municipal de Futsal – Vestibular de Inverno Unisc 2008. Iniciado em 1983, após a inauguração do Ginásio Municipal Walter Filter no ano anterior, o certame chega a sua 23º edição com uma final inédita na categoria livre entre Atlético/Circuito 3/ Laboratório Richter x Unidos/Super Moura/Plano Freitas. No polêmico primeiro jogo, ocorrido na última sexta-feira, 1º, a partida terminou empatada em 4x4. Quem vencer no tempo normal, leva o título. Se houver um novo empate, acontecerá uma prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Persistindo a igualdade, a decisão será nas cobrança de pênaltis.
A decisão desta noite entre Unidos x Atlético reserva o duelo entre duas gerações do futsal candelariense. Defendendo o gol da equipe do Unidos, estará Zeiro Vilson dos Santos. Natural de Candelária, o goleiro de 44 anos estará disputando a sua 15º final de municipal. Zeiro foi campeão pela primeira vez na segunda edição do certame em 1984 com a Musa Calçados. O último título municipal foi conquistado em 2002 com a equipe do Copagaz/Alvorada. Em toda a sua trajetória, Zeiro obteve nove títulos e cinco vices. Sobre a final, o goleiro analisa o equilíbrio entre as duas equipes. “É uma decisão onde as duas equipes são parelhas e o detalhe vai fazer a diferença”. Sobre o ala Guto, o experiente goleiro menciona que o jovem atleticano já não é uma surpresa em Candelária. “Desde o ano passado, o Guto vem se destacando. É um grande jogador que joga para a equipe. Ele não é mais uma revelação e sim uma afirmação”.
PRIMEIRA FINAL – Quando Zeiro conquistava o seu quarto título municipal, em 1991 com a Hescala, nascia Otávio Augusto Glänzel, o Guto. Em sua estréia em municipais na categoria adulto, o garoto de 17 anos chega a sua primeira final defendendo as cores do Atlético. No currículo, Guto foi goleador e campeão do municipal da categoria juvenil no ano passado. Sobre a decisão desta noite, Guto destaca que o duelo será decidido no detalhe. “Será um jogo difícil, pois as duas equipes são bem qualificadas”, disse. Sobre Zeiro, o jovem é só elogios. “O Zeiro é um grande goleiro e o seu retrospecto diz tudo. Ele é um exemplo para quem está começando no futsal”, concluiu.
BALANÇO – Até o momento, o municipal de futsal 2008 registrou 121 partidas com um total de 769 gols marcados nas três categorias, com uma média de 6,3 por partida. Na categoria livre, o goleador continua sendo Motta, da Becker, com 24, sendo perseguido por Guto Glänzel, do Atlético, que possui 23. Na master, Félix e Beto, ambos do Gündel/Leocar são os artilheiros da categoria. Félix está com 13 e Beto com 10 gols. Na mirim, Gustavo Silveira, da Kraque I, possui 20 gols e Jian Eduardo, do Atlético, 12 gols. Na preliminar de Unidos x Atlético, se enfrentam Kraque I x Atlético pela decisão da mirim e em seguida, Gündel/Leocar x Minuano na final da master. Kraque I e Gundel jogam com a vantagem do empate no tempo normal. Vitórias de Atlético e Minuano levam a disputa para a prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis. A equipe esportiva da Rádio Comunitária Vida Nova FM estará abrindo a jornada às 20h para acompanhar as finais. Novamente haverá uma contribuição espontânea de R$1,00. Quem contribuir, estará concorrendo a brindes nos intervalos das partidas.

As conquistas
Zeiro Vilson dos Santos: Nove títulos municipais: 1984 (Musa Calçados), 89/90/91 (Hescala), 1996 (Coocal), 97/99 (Bom Preço), 2000 (Marvados) e 2002 (Copagaz/Alvorada)
Otávio Augusto Glänzel: Estreante em finais de municipal na categoria adulto. Campeão municipal juvenil em 2007 com o Atlético, sendo o goleador do certame.