Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Trabalho incansvel contra a raiva pelo interior

A equipe da vigilância epidemiológica está engajada em um trabalho intenso contra a raiva no município de Candelária. Nos locais onde os focos foram encontrados, em várias localidades do interior, todos os animais domésticos estão sendo imunizados. Segundo os responsáveis, depois de confirmada a raiva animal é feito um levantamento em um raio de 300 metros de casas, moradores, quantidade de cães e gatos e localização georreferenciada do foco com a utilização do GPS. Em seguida, todos estes dados são encaminhados a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que providencia junto ao Estado as vacinas anti-rábicas, aplicadas pela equipe da vigilância em parceria com o veterinário da prefeitura Carlos Alberto Roos.
Na manhã de ontem, 7, eles estiveram na Linha do Sul. Uma das residências visitadas foi do produtor Júlio Cezar Einloft, que auxiliou na vacinação contra a raiva da cadela da família, a rottweiler Laica, de três anos. Ao total, já foram realizadas 275 vacinas nas localidades de Linha Facão, Linha Sul e Alto Passa Sete. Ainda serão vacinados os animais de Linha do Rio, Passa Sete e Arroio Grande. Além deste trabalho, a enfermeira Melissa Rathke, responsável pela vigilância epidemiológica, realiza os atendimentos das pessoas que entram em contato com rebanhos bovinos infectados. Até o momento nove pacientes já foram tratados e outros sete se encontram em tratamento.

Importante
A raiva é causada por um vírus e transmitida por morcegos hematófagos. Tais animais estão sendo combatidos desde junho pela equipe da Inspetoria Veterinária de Candelária, que atua em parceria com o 5º Núcleo de Profilaxia e Combate à Raiva de Cachoeira do Sul. Em entrar em contato com animais infectados, os humanos também podem contrair a doença.