Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Campanha de vacinao em todo o pas continua intensa

Brasil Livre da Rubéola. Com este slogan o Ministério da Saúde iniciou no último sábado, 9, a campanha que pretende imunizar 70 milhões de brasileiros, homens e mulheres, de 20 a 35 anos. Até o momento, segundo o vacinômetro do ministério, 27,29% da meta já foram atingidas. Em nível estadual, números preliminares da secretaria estadual de Saúde apontam que no primeiro dia de mobilização foram vacinados 558.217 adultos, sendo o total de homens vacinados de 232.174 (13,35%) e de mulheres 326.043, correspondendo a 18,74% da população feminina nesta faixa etária. Em Candelária, a participação masculina também é inferior, ficando 33% abaixo da mobilização das mulheres. Neste sentido, os órgãos responsáveis estão mobilizados no intuito de aumentar a conscientização dos homens para que se vacinem contra a rubéola.
Na edição da última terça-feira, 12, a Folha divulgou em primeira mão os lugares de vacinação contra a rubéola na cidade e no interior. Hoje, os leitores têm a oportunidade de tirar suas dúvidas em relação à rubéola (acompanhe a seguir). Vale lembrar que campanha segue até o próximo dia 12 de setembro. Para garantir a imunização, basta procurar o posto de vacinação mais próximo e não esquecer de levar o cartão de vacina e documento de identidade.

Tire suas dúvidas
O que é a rubéola e a síndrome da rubéola congênita?
A rubéola é uma doença causada por um vírus que provoca febre e manchas vermelhas tipo pintinhas na pele. É uma doença grave quando atinge a mulher grávida. A infecção na gestante pode causar abortos, o bebê pode apresentar surdez, cegueira, catarata e glaucoma, malformações no coração e retardo mental.
Como evitar a rubéola?
A prevenção da rubéola é feita através da vacinação, que é muito segura e a pessoa vacinada com doses subseqüentes sempre terá benefício: se não estiver protegida ficará imunizada e se já está protegida reforçará seu nível de imunidade.
Por que fazer uma campanha nacional de vacinação?
A partir da análise da situação e da realização de estudos, ficou evidenciado que, se quisermos eliminar a rubéola em nosso país, é preciso vacinar não só crianças e mulheres, mas também homens, incluindo adolescentes de ambos os sexos. A campanha, portanto, terá como objetivo vacinar cerca de 70 milhões de homens e mulheres, eliminando a possibilidade de restarem pessoas não imunizadas, de forma a eliminar o vírus no Brasil.
Quem deve se vacinar?
Na campanha são vacinados homens e mulheres de 30 a 39 anos em todos os municípios brasileiros. Em alguns estados, o que não inclui o Rio Grande do Sul serão vacinados também jovens de 12 a 19 anos.A vacinação será indiscriminada, ou seja, todos deverão ser vacinados, independente de ter tomado a vacina anteriormente ou de ter tido a doença.
As mulheres grávidas devem tomar a vacina?
Não existem evidências de que a vacina contra rubéola causa problemas ao bebê. No entanto, para precaução e no sentido de evitar associação indevida entre o uso da vacina e eventos que ocorram durante a gestação, a mulher grávida só deverá receber a vacina contra a rubéola logo após parto ou eventual aborto.