Por:
Debatendo a diversificao de culturas no campo
Com o objetivo de buscar alternativas à cultura do fumo, foi promovido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Candelária na última terça-feira, 12, o Seminário de Produção e Comercialização de Hortifrutigranjeiros. Ao total, 32 produtores participaram do evento, que é uma promoção do STR, Regional Sindical de Santa Cruz do Sul e Fetag, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O palestrante do dia foi o engenheiro agrônomo João Antônio Leal do Santos, de Vale Verde, que trabalha a questão das agroindústrias e de hortifrutigranjeiros através da Unisc e também ministra cursos para o Senar. Em seu discurso, ele destacou a importância do conhecimento do solo para analisar as culturas que se adaptam para a região de cada propriedade e também falou sobre a questão do mercado. Além disso, Santos ainda evidenciou a contribuição significativa da organização dos produtores em cooperativas para produzir produtos de qualidade, o que abre as portas para novos mercados.
Este foi o primeiro de outros seminários referentes à diversificação que serão realizados no município. O próximo está agendado para o dia 28 de agosto com o tema Agroindústrias Familiares. No dia 8 de setembro é a vez do seminário sobre Turismo Rural e no dia 29 de setembro tem encontro sobre a Cadeia Produtiva do Leite. Ainda sem data definida, tem o debate em torno do biocombustível que será realizado provavelmente em outubro. Todos os seminários serão no STR.